Prefeitura de Goiânia confirma mudanças no trânsito para minimizar impactos das chuvas

A Prefeitura de Goiânia apresentou, nesta quarta-feira (5), um planejamento estratégico para enfrentar o período chuvoso. O plano, coordenado pelo Gabinete de Crise para Enfrentamento de Mudanças Climáticas, inclui monitoramento em tempo real, bloqueios preventivos, desvios de trânsito e ações emergenciais para evitar alagamentos e acidentes.

Entre as principais medidas, a Marginal Botafogo, uma das vias mais afetadas pelas chuvas, será monitorada em tempo integral e terá interdições preventivas conforme o nível da água. Quatro pontos críticos serão priorizados: Avenida Independência, Rua 91, Avenida D com Avenida A e Complexo Jamel Cecílio. Segundo o diretor de Trânsito, Luís Tiago, a situação mais preocupante está na Avenida Independência, onde o transbordamento do Córrego Botafogo representa risco elevado.

Para minimizar transtornos, a Secretaria de Engenharia de Trânsito coordenará os bloqueios e os desvios. Motoristas serão redirecionados para vias alternativas, como a Rua 67-A, Avenida Independência e Alameda Botafogo. O viaduto Mauro Borges também terá restrições de acesso. O plano foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Engenharia de Trânsito, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar. O prefeito Sandro Mabel destacou que a Defesa Civil terá autonomia para determinar interdições, enquanto a Secretaria de Trânsito e a Guarda Civil atuarão na execução das medidas.

O coordenador da Defesa Civil, Robledo Mendonça, alertou que a urbanização intensa, sem drenagem adequada, contribui para alagamentos. A Rua 91, por exemplo, enfrenta problemas devido à impermeabilização do solo. Já na Marginal Botafogo, erros estruturais potencializam os alagamentos, exigindo soluções como a instalação de válvulas de contenção.

A prefeitura reforça a importância do respeito às interdições e às rotas alternativas para evitar transtornos. A prioridade é a segurança da população, garantindo respostas rápidas a emergências climáticas. De acordo com Sandro Mabel, a operação será de maneira sincronizada, “Conforme a água vai atingindo determinadas marcas, nós vamos agindo. Fecha aqui, fecha ali, desvio, trânsito pra cá. Quando tivermos os sinaleiros sincronizados, será muito mais fácil acelerar a evacuação de alguns lugares. Já temos um plano para os pontos críticos da Marginal”, afirmou em coletiva de imprensa.

Além disso, o prefeito de Goiânia também apontou problemas estruturais sérios na Marginal Botafogo: “Tem um erro estrutural ali. Quando o rio sobe, a água invade a pista porque está sendo direcionada de volta para a via. Vamos corrigir isso. A solução pode ser a retirada dessa passagem ou a instalação de uma válvula de contenção, que bloqueie o fluxo da água quando ela estiver subindo. Se isso não for feito, a pista fica cheia de sujeira, e os carros podem até atolar”, alertou.

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