Mais de 11.540 casos de leucemia previstos no Brasil

O mês de fevereiro é marcado pela campanha “Fevereiro Laranja”, uma iniciativa nacional que busca conscientizar a população brasileira sobre a leucemia, uma doença maligna dos glóbulos brancos que afeta milhares de pessoas no país. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este ano o Brasil deve registrar mais de 11.540 novos casos da doença. A leucemia é caracterizada pelo acúmulo anormal de células malignas na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais.

A campanha desempenha um papel eficaz ao alertar sobre os sintomas precoces da leucemia, permitindo diagnósticos mais rápidos e tratamentos eficazes desde o início. Existem 12 tipos diferentes de leucemias, sendo os mais comuns a leucemia linfoide aguda (LAL), frequentemente encontrada em crianças, e a leucemia mielóide aguda (LMA), que atinge principalmente adultos.

Os grupos de risco incluem crianças pequenas até os 10 anos e idosos. Além disso, fatores como exposição ao benzeno ou radioterapia também aumentam significativamente o risco de desenvolver a doença. O tratamento envolve quimioterapia intensiva para casos agudos ou transplante de medula óssea para pacientes resistentes aos primeiros tratamentos.

As doações de sangue e medula óssea são essenciais para apoiar os pacientes com leucemia durante seus tratamentos médicos. Para se tornar um doador potencialmente compatível com alguém necessitado, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral sem doenças graves ou infecciosas ativas.

Além disso, esta campanha não apenas promove conhecimento amplo sobre as diversas formas da doença mas também incentiva atitudes solidárias para salvar vidas através das doações necessárias ao tratamento contra essa condição grave.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.