Como ler coordenadas geográficas?

Combinação numérica pode ser utilizada para localizar endereços com pouca ou nenhuma referência, como lugares remotos, desertos, ilhas e pontos marítimos

Se você pesquisar por “Cristo Redentor” no Google Earth, entre as informações do monumento aparecerá a seguinte numeração: 22°57’06.8″S 43°12’37.8″W. Mas o que esses números simbolizam? Por mais sem sentido que possa parecer à primeira vista, cada número tem seu significado e são muito importantes para a cartografia. Tanto o famoso ponto turístico no Rio de Janeiro, quanto o local que você se encontra neste momento, possuem coordenadas.

As chamadas coordenadas geográficas são um sistema de posicionamento através de linhas imaginárias que possibilitam localizar qualquer ponto na superfície do planeta. Inclusive no meio do mar. O isolado Ponto Nemo, por exemplo, que é o local do Oceano Pacífico mais distante de qualquer ponto terrestre, pode ser encontrado nos mapas com as seguintes coordenadas: 48°52’6″S 123°23’6″ W. Para chegar a esse número, utiliza-se o princípio matemático do plano cartesiano, em que um ponto x e um ponto y se encontram.

Cartograficamente, as linhas x e y transformam-se em Latitude e Longitude. Talvez você lembre das aulas de geografia, mas se não for o caso, segue uma breve explicação. A latitude é formada pelos traços imaginários chamados de paralelos, que tem a distância medida de 0º a 90º para o norte ou para o sul, a partir da Linha do Equador. Ela divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Por outro lado, o sistema de longitude é marcado pelos meridianos, que tem por referência a linha central de Greenwich (posição 0º), que marca o distanciamento de 0º a 180º para leste ou para oeste. Ela divide a Terra em Hemisfério Leste (oriental) e Hemisfério Oeste (ocidental).

Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, pode ser localizado através das coordenadas geográficas (Foto: Google Earth)

Como decifrar os números

Vamos utilizar como exemplo as coordenadas citadas anteriormente da estátua do Cristo Redentor – 22°57’06.8″S 43°12’37.8″W.

Inicialmente, precisamos entender o que significam cada número e letra. Os números denominam os graus ( º ), minutos ( ‘ ) e segundos ( ” ) do ponto, seguindo esta sequência. As letras presentes na coordenada nada mais são do que as abreviações dos quatro pontos cardeais da rosa dos ventos: Leste (L ou E), Oeste (O ou W), Norte (N) e Sul (S).

Latitude: Primeira sequência numérica

O primeiro número refere-se a latitude e indica que o local está a 22º (graus) de distância da Linha do Equador. O 57′ representa os minutos (cada grau é dividido em 60 minutos). Já o 06.8″ representa os segundos (cada minuto é dividido em 60 segundos). A letra S indica que o ponto se localiza na direção Sul, abaixo da Linha do Equador.

Longitude: Segunda sequência numérica

O primeiro número da sequência refere-se a longitude e indica que o local está a 43° (graus) de distância do Meridiano de Greenwich. O 12′ representa os minutos e o 37.8″ representa os segundos. A letra W indica que o ponto se localiza na direção Oeste, à esquerda do Meridiano de Greenwich.

Sistema de linhas imaginárias que dividem a Terra em latitude e longitude (Foto: estadosecapitaisdobrasil.com/Divulgação)

Traduzindo: Ao reunir as informações, entendemos que o Cristo Redentor está localizado a 22 graus, 57 minutos e 6,8 segundos ao Sul da Linha do Equador e a 43 graus, 12 minutos e 37,8 segundos a Oeste do Meridiano de Greenwich.

O sistema das coordenadas geográficas pode ser utilizado para localizar endereços com pouca ou nenhuma referência, como lugares remotos, desertos, ilhas e pontos marítimos, com o auxílio de um dispositivo GPS.

Surgiu muito antes do Google Maps

O método de mapeamento remonta aos antigos impérios babilônicos e fenícios. Entretanto, foi o filósofo grego Ptolomeu (70168d.c.) que registrou todo o conhecimento geográfico do mundo antigo. Foi ele que também definiu que um círculo completo poderia ser dividido em 360 partes/graus, iguais, constituindo 360°. Essa divisão é utilizada até hoje na cartografia.

Texto: Mariana Machado (Jornalismo)

The post Como ler coordenadas geográficas? appeared first on Portal Amorim.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.