Semáforos de Goiânia serão sincronizados para maior fluidez no trânsito

Os motoristas da capital goiana poderão receber mudanças positivas com relação ao tempo gasto em semáforos desregulados. Uma vez que, o prefeito Sandro Mabel anunciou nesta sexta-feira (7), que será realizada uma revisão dos tempos semafóricos. Vale ressaltar que a iniciativa faz parte do Programa de Desobstrução das Vias Arteriais.

Na ocasião, será realizada uma sincronização semafórica, a fim de que todos os semáforos de uma mesma avenida sejam abertos e fechados ao mesmo tempo. Dessa forma, para garantir mais fluidez e eficiência ao trânsito goiano serão utilizadas ferramentas tecnológicas e o uso de inteligência artificial. 

O Programa de Desobstrução das Vias Arteriais é uma iniciativa para enfrentar os desafios do trânsito e do transporte público na capital. O objetivo do projeto é modernizar a mobilidade urbana, tornando o transporte coletivo mais eficiente e atrativo para a população.

De acordo com o novo chefe do executivo goianiense, ao longo de 18 meses, a meta é desobstruir 250 quilômetros de vias. “Queremos uma cidade mais fluida e organizada, com respeito às necessidades de todos os usuários do trânsito”, afirmou Mabel.

O decreto que oficializa o plano estabelece uma série de diretrizes, incluindo o uso de inteligência artificial para gestão do trânsito e transporte, ampliação da malha cicloviária, incentivo ao uso de bicicletas compartilhadas e o programa de desobstrução das vias arteriais, com a readequação semafórica e priorização do transporte coletivo.

Entre as principais ações do Plano Nova Mobilidade, destacam-se a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), a implantação de um Projeto Piloto de Estacionamento Rotativo Digital e o lançamento do Sistema de Bike Compartilhada. Além disso, a Prefeitura de Goiânia apresenta os dez primeiros corredores que receberão intervenções para a melhoria do fluxo viário.

A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) terá um prazo de 180 dias para atualizar o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia, revogando o decreto anterior (nº 2.534/2024) e estabelecendo um novo planejamento para a cidade.

Medidas do Plano Nova Mobilidade

  • Entre as ações que serão implementadas, estão:
  • Revisão dos tempos semafóricos;
  • Implantação da “direita livre” em determinados cruzamentos;
  • Proibição e fiscalização de estacionamentos irregulares na via pública;
  • Demarcação de terceira faixa em vias estratégicas;
  • Implantação de faixas preferenciais para ônibus e motocicletas;
  • Sinalização de motobox nos cruzamentos para maior segurança dos motociclistas;
  • Regulamentação das operações de carga e descarga;
  • Correção de problemas na pavimentação;
  • Melhorias na sinalização viária;
  • Retirada de caçambas, tachões e outros obstáculos das vias.

(FIM – BOX)

As primeiras vias contempladas pelo plano incluem a Avenida Castelo Branco, Avenida Mutirão, Avenida Jamel Cecílio e Avenida 136. O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, explicou que a escolha dessas vias foi baseada na hierarquia viária e no fluxo de veículos. Segundo ele, estudos indicam que a velocidade média no corredor da Avenida Jamel Cecílio, por exemplo, é de apenas 15,2 km/h nos horários de pico, tornando necessárias ações imediatas.

“Escolhemos os corredores com maior fluxo com base na hierarquia viária. Estudos indicam que a velocidade média no corredor Jamel Cecílio é de apenas 15,2 km/h nos horários de pico, o que exige ações imediatas”, destacou o secretário. Com as mudanças propostas, a expectativa da prefeitura é reduzir os congestionamentos em 30% e aumentar a velocidade média para 20 km/h.

Na Avenida Jamel Cecílio, as melhorias previstas contemplam 14 trechos e incluem:

Implantação de uma terceira faixa; Ajustes na geometria viária para melhor fluidez do tráfego; Reprogramação dos tempos semafóricos; Restrição de estacionamentos para otimizar o fluxo de veículos; Sinalização para conversões livres à direita; Modernização da sinalização horizontal e vertical; Remoção de semáforos redundantes e obstáculos como caçambas e tachões. 

Com soluções inovadoras e tecnologia de ponta, a prefeitura espera proporcionar maior fluidez ao trânsito e incentivar o uso do transporte coletivo e alternativo, promovendo um ambiente urbano mais sustentável e eficiente para todos os cidadãos. (Especial para O Hoje)

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