Diretoras da CDL Blumenau falam sobre suas experiências na NRF

Considerada o maior evento global de varejo, a NRF Retail’s Big Show 2025 reuniu inovações, estratégias e tendências que estão moldando o futuro do setor. Um dos objetivos do encontro é conectar líderes mundiais para discutir as principais transformações no mercado. Além disso, a participação também inclui visitas técnicas e exposições que proporcionam insights para os profissionais e empresas que desejam se destacar no segmento.

E duas diretoras da CDL Blumenau foram até Nova York conferir de perto todas as novidades. Priscila Emanuela da Silva Ferreira, Diretora de Desenvolvimento, e Marcianita Tomio, Diretora de Patrimônio e Secretária, participaram pela primeira vez do evento e consideram que esta foi uma experiência única e transformadora. Todo o conhecimento adquirido será compartilhado posteriormente com os associados da entidade, fortalecendo o vínculo com os empresários locais e contribuindo para a evolução do varejo em Blumenau.  

Mas antes, elas adiantam algumas das principais tendências que observaram na 115ª edição da NRF.

Democratização da tecnologia

A inteligência artificial foi o tema mais discutido no evento. A grande novidade? Ela não é exclusividade das grandes empresas. Pequenos e médios negócios também podem utilizar a IA para agilizar processos, tomar decisões inteligentes e reduzir tarefas operacionais, como controle de estoque e a gestão de recursos humanos. O primeiro passo para adotar essa tecnologia é identificar desafios, motivar as equipes a aceitar mudanças e investir na capacitação digital.

Consumidor no centro

O varejo moderno compreende que as pessoas estão no centro de todas as decisões. Tecnologia, dados e estratégias empresariais devem ser direcionados para superar expectativas e oferecer experiências memoráveis. “Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho de CEOs das grandes marcas e negócios do mundo, e a base das decisões de todos eles são as pessoas, suas percepções e suas emoções“, destaca Priscila Ferreira. Entender que os clientes são seres complexos, com desejos e necessidades variadas, é essencial.

Lojas físicas

As lojas físicas continuam desempenhando um papel fundamental. São espaços de relacionamento, engajamento e interação social. Pouco se fala sobre o e-commerce e o atendimento multicanais, mostrando que já são uma realidade consolidada, apenas dando ao consumidor o poder de escolha de seu atendimento.

Atendimento

O varejo retorna à sua essência, com um atendimento humano, atencioso e personalizado. Ser compreendido, ouvido e acolhido é o que realmente faz a diferença. Investir em treinamento e cultura organizacional voltada para a empatia e a resolução de problemas é primordial para conquistar e reter clientes.

Experiência

O consumidor atual deseja experiências que potencializem suas emoções e sentidos. O design das lojas, a disposição dos produtos e a atenção aos detalhes fazem toda a diferença. Criar ambientes que encantem e surpreendam é essencial para fidelizar clientes e fortalecer as marcas.

Propósito

Negócios que possuem um propósito bem definido criam conexões autênticas com seus clientes. Um posicionamento claro e alinhado com valores sociais e ambientais, por exemplo, gera identificação e lealdade. E são estes propósitos que fazem com que os clientes se reconheçam.

A NRF 2025 reforçou que o futuro do varejo está na personalização, na experiência e na humanização das relações comerciais. Tecnologia e inovação são ferramentas essenciais, mas o verdadeiro diferencial está em colocar o consumidor no centro de tudo. Lojistas que compreenderem essa realidade estarão sempre um passo à frente.

A participação da CDL Blumenau neste evento está totalmente alinhada à sua visão de ser uma entidade forte, influente e competitiva na sociedade. Nós, como diretoras, estamos imensamente agradecidas por representar todos os nossos associados“, finaliza Marcianita Tomio.

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