Frente fria influência tempestades e ventos fortes em Goiás

As chuvas devem permanecer ao longo da semana em Goiás, a previsão é que sejam registrados altos índices de pluviosidade nos próximos dias. Uma vez que o estado se encontra sob alerta de tempestades e ventos que podem atingir até 100 km/h, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Dessa forma, quase todo o estado tem previsão de tempestades e chuvas intensas, que vão de 30 mm a 100 mm, com ventos de até 100 km/h. A parte noroeste de Goiás deverá ser a mais afetada, já a região Leste é a única parte do estado que está sem alerta que é válido até esta quarta-feira (12).

De acordo com o Inmet, a parte noroeste do estado deve contar com chuvas mais intensas, em municípios como São Miguel do Araguaia e Aragarças, com variações entre 30 mm e 100 mm de chuva, com ventos de até 100 km/h.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, aponta os cuidados que a população deve tomar mediante a previsão para os próximos dias. “Diante das chuvas, que podem ser acompanhadas por ventos fortes, é fundamental que os moradores evitem áreas alagadas, não estacionem veículos sob árvores e, se possível, permaneçam em locais seguros durante as tempestades”, afirma.

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim, destaca que não é possível apontar uma quantidade exata de milímetros por região, devido à irregularidade das chuvas no estado. As pancadas irregulares são típicas do verão, resultantes do encontro de calor e umidade.

Para evitar riscos potenciais à vida, André Amorim recomenda que a população procure abrigo e evite transitar durante fortes chuvas. Em Goiânia, a previsão indica algumas temperaturas, com temperaturas variando entre 20°C e 29°C.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.