Finep se manifesta sobre suspensão temporária de operações de crédito para SC

Financiadora emitiu comunicado um dia após governo catarinense anunciar articulação em Brasília para tentar reverter decisão. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 11.02.2025]
Redação SC Inova, [email protected] 

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), se manifestou oficialmente sobre a suspensão temporária da submissão de novos projetos de financiamento em Santa Catarina. A decisão pegou de surpresa empresas do estado que investem em pesquisa e inovação e gerou forte reação do setor produtivo e do Governo do Estado.

Conforme noticiado pelo SC Inova, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, anunciou uma mobilização do setor rumo a Brasília para pressionar o MCTI e a Finep a reconsiderarem a decisão – além de ter solicitado audiência com o presidente da autarquia, Celso Pansera.

Diante da repercussão, a Finep divulgou nota oficial justificando a suspensão das operações de crédito descentralizado. Segundo a financiadora, a medida foi necessária devido ao esgotamento do limite orçamentário para o primeiro semestre de 2025, causado pelo aumento expressivo da demanda e pela necessidade de manter os compromissos já firmados.

Confira a íntegra da resposta da Finep:

“Em resposta às recentes solicitações de esclarecimento relacionadas à suspensão temporária das operações de crédito descentralizado, a Finep primeiramente reafirma o compromisso com o fomento à inovação no país e reitera o interesse em retomar e ampliar os recursos destinados para essa modalidade.

A Finep informa que a suspensão ocorreu devido ao comprometimento de todo o limite orçamentário estabelecido para o primeiro semestre de 2025 em função do aumento expressivo da demanda e para manutenção dos compromissos de contratos já firmados.

Além disso, a ampliação desse orçamento depende do cenário de captação de recursos reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em 2025, a serem definidos na Lei Orçamentária Anual (LOA) que ainda precisa ser votada pelo Congresso Nacional.”

Historicamente o estado é um dos mais ativos e presentes nos programas de financiamento, direto com a Finep e por meio de parceiros locais como BRDE e Badesc. A dúvida agora é se que as articulações do governo catarinense e do setor produtivo podem, de alguma forma, minimizar os impactos da medida para as empresas do estado. 

The post Finep se manifesta sobre suspensão temporária de operações de crédito para SC appeared first on SC Inova.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.