Tudo o que você precisa saber sobre o Tidal no Brasil

Se você deseja se tornar um audiófilo, saiba que o caminho é bastante caro. Você precisará investir em equipamentos caros, como DACs, amplificadores, streamers de áudio, microfones sofisticados e fones de ouvido caros. Antes de começar a vender órgãos para bancar tudo isso, é importante escolher o serviço de streaming certo. Um dos serviços populares é o Tidal. Mas afinal, o que é o Tidal?

É isso que vamos explicar neste conteúdo. Se você tem dúvidas sobre esse serviço e o que ele oferece, está no lugar certo.

O Tidal é uma plataforma de streaming de música que oferece acesso sob demanda a milhões de faixas musicais. O diferencial do Tidal está em seu foco na qualidade de áudio de alta resolução.

Muitas pessoas não sabem, mas vários serviços de streaming de música não priorizam a qualidade de áudio. É o caso do YouTube Music e do Spotify. Se você valoriza a qualidade do som, esses serviços podem não atender às suas necessidades. Plataformas como Apple Music e Amazon Music HD oferecem música de alta qualidade, mas o Tidal se destaca por se concentrar principalmente em entregar áudio bit-perfect.

O Tidal é pago?

Sendo um serviço de streaming de música de alta qualidade, é claro que há custos envolvidos. Existem três planos de assinatura disponíveis. Os preços mencionados são para o mercado dos EUA e podem variar de acordo com a região.

O plano padrão para usuário individual custa $10,99 por mês + impostos. Há também a opção de adicionar a Extensão DJ por mais $9 por mês, que dá aos usuários acesso a faixas individuais para uso como DJ.


O plano Família custa $16,99 por mês e permite compartilhar a conta com até cinco membros adicionais. Além disso, esse plano oferece acesso a playlists limpas e conteúdo específico para crianças.

Por fim, o plano Student custa $4,99 por mês e inclui os mesmos benefícios do plano individual, além de playlists de estudo selecionadas.

Existe uma versão gratuita?

Infelizmente, não. Para ter acesso à plataforma, é necessário assinar um dos planos disponíveis.

Quantas músicas o Tidal possui?

O Tidal oferece mais de 110 milhões de faixas musicais. Se você procura ouvir os lançamentos mais recentes e músicas de artistas populares, não terá problemas. No entanto, se prefere músicas mais obscuras, pode encontrar algumas limitações. Por exemplo, a seleção de música clássica não é tão abrangente.

Quais formatos de áudio o Tidal suporta?

O Tidal suporta atualmente os formatos FLAC e MQA lossless, que garantem alta qualidade de áudio. No entanto, é importante mencionar algumas ressalvas.

Primeiramente, nem todas as faixas são completamente lossless. Algumas podem ter sido masterizadas e compactadas pela plataforma. Além disso, ao transmitir via Bluetooth, a plataforma compacta automaticamente a música.

Atualmente, o Tidal suporta FLAC e MQA, mas a partir de 24 de julho de 2024, a empresa deixará de suportar arquivos MQA, tornando o FLAC o formato principal. Há cópias em FLAC da maioria das faixas MQA, mas alguns arquivos podem não estar mais disponíveis.

Além disso, a empresa também está substituindo o áudio 360 Reality da Sony pelo Dolby Atmos.

Como verificar a qualidade do áudio?

Em cada faixa, é possível verificar a qualidade do áudio. Um distintivo indica a qualidade do áudio e o formato utilizado.

No aplicativo, você verá essa informação logo abaixo da linha do tempo. No site ou cliente de desktop, o distintivo estará ao lado do controle de volume. Esse distintivo informa a qualidade (baixa, alta ou máxima) e o formato (FLAC ou MQA). Ao tocar no distintivo, você pode escolher a qualidade do áudio.

Alterando a qualidade em toda a plataforma

Para alterar a qualidade geral da plataforma, é necessário acessar as configurações do sistema. No aplicativo, toque no ícone de engrenagem e selecione a opção de áudio e reprodução. Para desktop, clique no menu ao lado do seu perfil e vá para as configurações, onde poderá selecionar a qualidade do áudio desejada.

Qualidade do áudio

O Tidal oferece três configurações de qualidade de áudio: Baixo, Alto e Máximo. Cada uma delas atende a diferentes necessidades dos usuários.

A configuração Baixa oferece qualidade modesta com opções de taxa de bits entre 96 kbps e 320 kbps, sendo ideal para economizar dados. A configuração Alta fornece áudio de CD com 16 bits, 44,1 kHz e taxa de bits de 1.411,2 kbps. Já a configuração Máxima é a mais alta qualidade, com áudio de 24 bits, 192kHz e taxa de bits de 9216 kbps. Vale ressaltar que a qualidade do áudio pode ser afetada ao usar fones de ouvido Bluetooth devido à compressão.

É possível baixar faixas no Tidal?

Sim, o Tidal permite o download de faixas, mas é necessário estar conectado à internet para verificar a assinatura periodicamente.

Como baixar faixas

O processo para baixar faixas individuais no Tidal não é direto. Para baixar uma faixa, é preciso adicioná-la à sua coleção e configurar a opção de download automático. Essa abordagem pode ser um pouco inconveniente para quem não deseja manter uma coleção de músicas baixadas.

Além da música, o que mais o Tidal oferece?

Embora o Tidal não ofereça podcasts e audiolivros, a plataforma disponibiliza vídeos, incluindo videoclipes de artistas populares e clássicos antigos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.