IPTU de Goiânia terá R$ 1 bi para educação, saúde e infraestrutura

A Prefeitura de Goiânia espera arrecadar R$ 1 bilhão com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2024, valor que será integralmente destinado a áreas essenciais como educação, saúde e infraestrutura.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Valdivino de Oliveira, a aplicação dos recursos segue as diretrizes da Constituição Federal, que determina que 25% sejam investidos em educação e 15% em saúde. “Esses percentuais são transferidos automaticamente para as respectivas áreas, sem passar pelo Tesouro Municipal”, explicou.

Os 60% restantes serão utilizados para custear serviços de infraestrutura e manutenção urbana, como coleta de lixo, operação do Aterro Sanitário, reparos em vias públicas, sinalização viária e limpeza de bocas de lobo. Oliveira destacou que a destinação dos recursos é definida pela Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo transparência e planejamento. “Tudo é feito conforme a legislação, sem decisões arbitrárias”, afirmou.

Leia mais: Ministro do STF suspende investigação da PF contra Marconi Perillo

Para facilitar o pagamento do IPTU, a prefeitura inaugurou duas Centrais do IPTU, no Paço Municipal e no Sesc, onde os contribuintes podem regularizar pendências, esclarecer dúvidas e optar por formas de pagamento, incluindo parcelamento em até 11 vezes ou via cartão de crédito.

Quem quitar o imposto até 20 de fevereiro terá direito a um desconto de 10%. “Manter os tributos em dia é essencial para garantir a continuidade dos serviços e a qualidade de vida na cidade”, reforçou o secretário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.