SP pode ter recorde de calor do ano no fim de semana – 14/02/2025 – Cotidiano


Apesar de uma frente fria que está de passagem pelo litoral paulista, o fenômeno climático não terá força suficiente para diminuir o calor no estado de São Paulo e o resultado tem tudo para ser recordes de temperatura do ano no domingo (16) e na segunda-feira (17).

A onda de calor que começou nesta quarta-feira (12), com temperaturas entre 33°C e 35°C, deve se prolongar até o fim do mês, deixando a sensação de abafamento durante o dia, mas com a possibilidade de pancadas isoladas de chuva no final das tardes.

O atual recorde de temperatura do ano na cidade de São Paulo é de 33,9°C, registrado no dia 22 de janeiro.

Para sexta (14) e sábado (15), a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é que os termômetros fiquem na casa dos 32°C. No entanto, no domingo e na segunda, eles podem superar os 34°C, com a diminuição das chuvas.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo informa que esta sexta deve ser mais um dia de sol entre nuvens e tempo abafado. No final da tarde, a nebulosidade aumenta e há condições para pancadas de chuva de até forte intensidade, com raios e rajadas localizadas de vento. Assim, existe a chance de alagamentos em alguns pontos da região metropolitana.

O Inmet mantém aviso de chuvas intensas para esta sexta numa faixa que engloba as regiões de Campinas, Sorocaba, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, litoral e Grande São Paulo. Nesses locais, a expectativa é de precipitação de até 100 m por dia e ventos intensos entre 60 e 100 km/h.

No sábado, o tempo melhora um pouco, mas deve se manter abafado e com poucas nuvens na capital. Assim como no dia anterior, entre o meio da tarde e o início da noite retornam as condições para chuvas na forma de pancadas isoladas, mas em menor intensidade.

Já no domingo, a chance de precipitação é na madrugada, mas o dia deve ter tempo aberto com algumas nuvens tanto na Grande São Paulo quanto no interior e no litoral, que tem previsão de praias com muito sol e calor. Nesse cenário, as temperaturas tendem a se elevar e superar as marcas do ano.

No interior, o calor deve ser ainda mais forte. Em Presidente Prudente, por exemplo, a temperatura deve variar entre 34°C e 35°C até domingo, e na segunda pode chegar a 37°C.

Em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba, a máxima pode ser de 34°C no domingo e 35°C na segunda. E nas regiões mais próximas da capital, como Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba, as máximas devem ficar entre 31°C e 33°C nesses dias.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.