gamescom latam abriu inscrições para o Pitch@gamescom latam e para a Abragames Pitch Arena

gamescom latam 2025, a edição latina do maior evento de videogames, a gamescom, anunciou duas oportunidades para desenvolvedores: a abertura das inscrições para o Pitch@gamescom latam, aberto a todos os estúdios da América Latina, e para o Abragames Pitch Arena, realizada pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos), exclusiva para projetos brasileiros. Os concursos de projetos de jogos têm como objetivo reunir as melhores propostas de jogos independentes da América Latina com investidores e publishers.

Inscrições abertas até 11 de abril:

  • Pitch@gamescom latam: para estúdios da América Latina (incluindo o Brasil).
  • Abragames Pitch Arena: apenas para estúdios brasileiros.

Os projetos brasileiros podem se inscrever para as duas modalidades, mas só serão selecionados para uma delas. O especialista em negócios da indústria de games Jason Della Rocca será o apresentador de ambas as competições, nas quais pelo menos cinco estúdios terão a oportunidade de apresentar seus projetos por cinco minutos no palco da gamescom latam, diante de um júri de renomados investidores e publishers.

Os projetos serão avaliados com base na descrição e no vídeo enviados. É importante que o vídeo de apresentação mostre a mecânica principal do jogo e destaque o quão incrível ele é (ou será). Os finalistas serão notificados em 17 de abril de 2025.

Prêmios:

  • Pitch@gamescom latam: 1 Ingresso Business para a gamescom latam 2026
  • Abragames Pitch Arena: 1 credencial para o GDC 2026

As inscrições para ambas as competições permanecerão abertas até 11 de abril e podem ser feitas por meio deste formulário.

Cada inscrição aceita apenas um projeto, mas não existe um número máximo de inscrições, o que significa que diferentes projetos podem ser submetidos pelo mesmo estúdio. Os jogos que forem inscritos em ambas as competições poderão ser selecionados somente para uma delas, contudo.

Regras completas para a inscrição:

  • Pelo menos 5 estúdios apresentarão seu jogo por 5 minutos em um dos Pitches – não em ambos.
  • Um júri de editores e investidores, presidido por Jason Della Rocca, selecionará o melhor pitch de jogos para ambas as sessões.
  • As sessões de pitch aceitarão projetos de jogos da seguinte forma:
    • Todos os materiais enviados devem estar em inglês (requisito obrigatório)
       
    • É necessário ter uma empresa/estúdio legalmente registrada para participar.
       
    • Os participantes devem garantir que detêm todos os direitos necessários sobre suas ideias, ativos e quaisquer outros materiais apresentados na competição. É de sua responsabilidade esclarecer quaisquer possíveis problemas legais ou de propriedade intelectual antes do envio.
       
    • O Pitch@gamescom latam está aberto para os estúdios da América Latina, incluindo o Brasil.
       
    • A Abragames Pitch Arena é uma nova iniciativa, aberta APENAS para estúdios brasileiros, e uma maneira extra para osjogos brasileiros brilharem no palco.
       
    • Os finalistas devem comparecer pessoalmente à gamescom latam para apresentar seu pitch.
       
    • O jogo não deve ser lançado ou estar em Early Access (pode ser anunciado, estar rodando playtests privados, demos, etc., mas não disponível publicamente).
       
    • O jogo deve ter como plataformas principais PC e/ou console.
       
    • O modelo de negócios principal do jogo deve ser de preço premium (ou seja, jogo pago, não free-to-play).
       
    • O júri será composto por publishers, portanto, o jogo deve estar buscando um acordo de publicação.
       
    • A proposta deve ser para um jogo original (não para ferramentas, tecnologia, serviços ou co-desenvolvimento, etc.)

gamescom latam e a Abragames não cobrirão custos de transporte ou quaisquer outras despesas para participar do evento. Cada finalista receberá um ingresso Business da gamescom latam, válido para todos os dias do evento.

“Este ano, o Pitch@gamescom latam continua sendo uma oportunidade fundamental para todos os estúdios latino-americanos e, com a nova categoria exclusiva para o Brasil, pretendemos oferecer ainda mais possibilidades para os estúdios brasileiros, garantindo que o ecossistema indie continue a crescer.”, comenta Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam.

Prepare sua apresentação com os webinars 

Com a gamescom latam 2025 se aproximando, uma série de três webinars, apresentados pelo Projeto Setorial de Exportação Brazil Games e pela ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos, servirá como o exercício perfeito para se preparar para o evento máximo dos videogames. 
As apresentações on-line serão gratuitas e abertas ao público em geral. Veja abaixo, alguns detalhes sobre o primeiro webinar, projetado especificamente para aqueles que desejam melhorar sua capacidade de apresentar projetos de jogos:

Preparação para o pitch com Jason Della Rocca em 24 de fevereiro de 2025 – Uma palestra com o especialista e empresário do setor de jogos Jason Della Rocca, que abrangerá todas as práticas e táticas recomendadas para preparar um pitch de games para reuniões de negócios no mais alto nível, local ou internacionalmente, para eventos como gamescom ou GDC. Inscreva-se aqui.

Detalhes adicionais sobre os dois webinars restantes, que ocorrerão em 11 de março e 8 de abril, serão compartilhados nos canais oficiais de mídia social da gamescom latam em uma data posterior.

O post gamescom latam abriu inscrições para o Pitch@gamescom latam e para a Abragames Pitch Arena apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.