Vice de Trump se encontra com líder de partido da extrema-direita alemã


“Esta democracia acabou de ser questionada pelo vice-presidente dos EUA, não apenas a democracia alemã, mas a da Europa como um todo”, disse nesta sexta-feira o ministro da Defesa, Boris Pistorius, durante a conferência em Munique. “Se eu o entendi bem, ele compara a condição da Europa com o que ocorre em alguns regimes autoritários. Isso não é aceitável.”

O líder conservador Friedrich Merz, que segundo pesquisas deve se tornar o próximo chanceler alemão, foi acusado pelos rivais, no mês passado, de quebrar o acordo do “firewall” e iniciar moções parlamentares que previam o apoio do AfD. Mas ele também negou a possibilidade de formar um governo com a legenda de extrema-direita.

Mais cedo nesta sexta-feira, um porta-voz do governo alemão afirmou que Vance não deveria interferir na eleição alemã. “Não acho que é certo que estrangeiros, incluindo aqueles de países amigos, interfiram tão intensamente em uma campanha no meio do período eleitoral”, afirmou o porta-voz em coletiva de imprensa.

O bilionário Elon Musk, maior doador da campanha do presidente dos EUA, Donald Trump, e agora chefe de uma força-tarefa para cortar os gastos do governo norte-americano, tem apoiado publicamente o AfD.

(Reportagem de Ludwig Burger, Riham Alkousaa, Andreas Rinke e Andrey Sychev)





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.