RJ: multidão enfrenta calor para ver bloco de Leo Santana – 15/02/2025 – Cotidiano


O cantor baiano Leo Santana comandou neste sábado (15) o Bloco da Gold, no terceiro fim de semana de megablocos de Carnaval no Rio de Janeiro. A apresentação ocorreu sob forte calor, em dia de temperatura máxima prevista para 36°C, segundo a prefeitura.

A apresentação reuniu milhares de pessoas na rua Primeiro de Março, no centro da cidade, e começou às 9h, apenas uma hora depois do horário programado, o que pegou de surpresa parte da multidão, acostumada a grandes atrasos nos Carnavais.

Alguns que ainda passavam pelos detectores de metais instalados pela polícia pediam pressa na revista. Parte do público pareceu ter contado com um atraso e ainda chegava às 11h.

O início do megabloco às 9h colaborou para aplacar o calor —termômetros marcavam 31°C no começo do show, e uma leve brisa ainda parecia refrescar o público. A temperatura foi crescendo durante o cortejo.

Assim como no Carnaval de 2024, a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), empresa responsável pela captação e tratamento de água no Rio, montou pontos de hidratação, com distribuição gratuita de copos d’água, além de destacar funcionários, chamados de aguadeiros, para distribuir copos d’água ao longo do trajeto.

Cerca de 30 mil litros de água gelada foram disponibilizados para hidratação e outros 20 mil litros para o “chuveirinho”, jatos d’água direcionados ao público. A Cedae colocou também estandes com oferta de protetor solar gratuito.

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o sábado é de sol entre nuvens e ventos fracos, com termômetros podendo chegar a 35°C. Há possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite.

Para o domingo (16) o Inmet prevê temperatura máxima de até 38°C, com possibilidade de chuva isolada. Na segunda (17), o Rio pode chegar aos 40°C.

A multidão lotou ao menos cinco quarteirões da rua Primeiro de Março. O público prévio para o Bloco da Gold foi estimado em 150 mil pela Riotur. As autoridades do Rio não costumam realizar estimativas após o evento.

A concentração, desde 2019, de grandes blocos em um trecho específico do centro da cidade —na altura da praça 15— faz da região um circuito, como no carnaval baiano. Além de Leo Santana, passarão por ali neste ano os blocos de Ludmilla e Anitta.

Os megablocos são cortejos em show, com bandas sobre trios elétricos. A polícia tem montado revistas obrigatórias com detectores de metais nas ruas de acesso aos megablocos.

Neste sábado, fantasias de anjo, diabo e fadas dividiram a rua com abadás de micaretas, vestidos por grupos de fãs da música baiana. Estes precisavam de um pouco mais de espaço para dançar. As coreografias coletivas pareciam ensaiadas com o próprio Leo Santana.

“Sou fã de micareta, fã de pagodão e axé. O que tem de evento de baiano no Rio, eu vou”, diz Patrícia Silva, 35.

A estrutura do Bloco da Gold é grande. Um trio elétrico carregava Leo Santana, bailarinos e a banda. Outro trio elétrico atrás trazia convidados do cantor e de marcas patrocinadoras.

“Imagine que estamos no Carnaval de Salvador”, disse Leo Santana ao cantar o sucesso “Contatinho”, gravado com Anitta.

O circuito dos megablocos passa por edifícios históricos, como o palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), a igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e a igreja do Patriarca São José.

A corrida atrás do trio promoveu algumas quedas quando foliões tentavam escalar obstáculos das ruas, como canteiros, escadas, corrimãos e muretas.

O megabloco ocorreu sem grandes registros de confusão. Na volta, o público lotou os ônibus e trens da Central do Brasil com a mesma animação do cortejo.

Outros preferiram emendar. Perto dali, na praça Tiradentes, ocorria outro bloco: o Desliga da Justiça começou a apresentação agradecendo ao público pela presença, a São Pedro pelo sol e a Tiradentes pela luta a favor da independência.

No domingo o megabloco que desfila pela rua Primeiro de Março é o Chora Me Liga, famoso por cantar sucessos do sertanejo. O cortejo substitui o Bloco da Lexa, cancelado após a funkeira anunciar a morte da filha recém-nascida, Sofia, na segunda-feira (10).



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.