Fonseca avança à primeira final e vira número 1 do Brasil – 15/02/2025 – Esporte


João Fonseca assegurou neste sábado (15) a disputa de sua primeira final de nível ATP. Em Buenos Aires, o brasileiro superou um bom início do sérvio por Laslo Dere, ganhou por 2 sets a 1, com parciais de 7/6, 5/7 e 6/1, e chegou à decisão do torneio disputado no saibro argentino.

Depois de vencer o primeiro set, o brasileiro viu o sérvio se recuperar no segundo e teve uma difícil tarefa no set decisivo. Ele precisou lidar com dores musculares na região lombar. Quando vencia o set por 2 a 1, ele caiu na quadra e precisou ser atendido por seu fisioterapeuta.

O momento de tensão para os torcedores presentes que apoiavam Fonseca se transformou em confiança quando ele voltou e enfileirou pontos consecutivos, importantes para a vitória que mudou o patamar do tenista.

A classificação à semifinal já havia garantido para o tenista fluminense sua melhor posição no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Agora, com a vaga na decisão, ele vai assumir o posto de número um do Brasil, ultrapassando Thiago Wild, que ocupará a 73ª posição na lista da próxima semana.

Wild se despediu do ATP 250 de Buenos Aires na nesta sexta-feira (14), quando perdeu justamente para o sérvio Laslo Djere e parou nas quartas de final, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/3.

Em torneios de simples, o último brasileiro a disputar uma final de ATP foi o próprio Wild, em março de 2020, quando ele, então com 19 anos, conquistou o título do ATP 250 de Santiago, no Chile, ao derrotar o norueguês Casper Ruud na final.

Apontado como uma das maiores promessas do tênis brasileiro, Fonseca ganhou destaque internacional entre o final de 2024 e o começo de 2025. Nesse intervalo, sagrou-se campeão do Next Gen ATP Finals —competição realizada na Arábia Saudita, com os oito melhores tenistas com até 20 anos da temporada—, e também o venceu o Challenger de Canberra, na Austrália.

Na sequência, triunfou em suas três partidas na fase qualificatória do Australian Open e fez uma partida memorável em sua estreia na chave principal de um torneio Grand Slam, que reúne os quatro eventos mais importantes do circuito.

O bom desempenho transformou o jovem carioca na grande atração do Rio Open, cuja chave principal será disputada a partir da próxima segunda-feira, no Rio de Janeiro.

No ATP de Buenos Aires, ele fez até a imprensa local se render ao seu talento depois de passar por três tenista do país até chegar à semifinal. Com grandes atuações, ele eliminou em sequência: Tomás Martín Etcheverry, Federico Coria e, finalmente, Mariano Navone.

Depois da vitória mais recente sobre os argentinos, o diário “Olé” chamou o brasileiro de “fenômeno”, além de analisar a postura de João no torneio a de alguém com “classe absoluta” e um texto que tinha como título a frase: “nasce uma estrela”.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.