Leitores opinam sobre como garantir a preservação do patrimônio histórico do Brasil – 15/02/2025 – Painel do Leitor


Nesta semana, a Folha perguntou aos leitores o que, na opinião deles, deve ser feito para garantir a preservação do patrimônio histórico nacional e quais medidas podem ser tomadas. Confira algumas das respostas a seguir.


As autoridades devem exercer um papel de liderança e ir em busca de parcerias com o setor privado para colaborar com os monumentos que contam a história do Brasil colonial, imperial e republicano.

Francisco André Oliveira Cruz (Vitória da Conquista, BA)

Cobrar da Igreja Católica medidas de conservação de suas propriedades que são consideradas patrimônio histórico e artístico nacional, pois a instituição tem recursos para isso. Não cabe somente ao poder público preservar, mas é preciso a colaboração da sociedade.

Diego Luiz Vivian (Porto Alegre, RS)

Garantir recursos, estrutura para os funcionários e processos democráticos de gestão. Ampliar os órgãos de patrimônio, investir de verdade em cultura como nossos vizinhos Colômbia e Argentina.

João Paulo Alves Fonseca (Belo Horizonte, MG)

Mão de obra qualificada, boas condições de trabalho e pesquisa, autonomia técnica para exercer fiscalização, boa remuneração e carreira que ofereça perspectiva de futuro e evite evasão de bons técnicos.

Edson Miranda Borges (Salvador, BA)

Maior dotação orçamentária para este fim, criação de linha de crédito na Caixa Econômica Federal para aquisição e restauração de bens tombados, maior valorização estatal da pasta através de contratação e fornecimento de ferramentas adequadas de trabalho.

Cristiane Biazin (Florianópolis, SC)

As instituições têm mão de obra qualificada, mas ela não supre a enorme demanda de atividades variadas. Capacitação regular dos servidores e concurso público para suprir a mão de obra precária das autarquias.

Walmira Costa (Belo Horizonte, MG)

Aprovação de um plano de carreira que mantenha dentro das instituições ligadas à cultura os servidores de qualidade.

Ana Paula Henriques Saenen (Brasília, DF)

Criação de um fundo de proteção do patrimônio cultural, gerido por conselho formado por representantes de órgãos especializados e da sociedade civil para atender situações emergenciais.

Adriana Gonçalves dos Santos (Rio de Janeiro, RJ)

A meu ver, o principal instrumento para a preservação de nosso patrimônio deveria ser a educação, a ser feita em todas as instâncias e não apenas por órgãos ligados ao patrimônio, pois, em uma sociedade que conhece e valoriza o seu patrimônio, o tombamento, como uma imposição legal, nem seria necessário.

Tatiana Carepa Roffé Borges (Belém, PA)



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.