Confeiteiros goianos lutam contra a maré de preços altos na páscoa de 2025

A indústria do chocolate enfrenta desafios importantes com a disparidade nos preços do cacau. Em 2024, a commodity foi a que registrou maior valorização entre os produtos agrícolas, com alta de 150% na bolsa de Nova York, atingindo US$ 12.605 por tonelada em dezembro. O encarecimento é consequência de condições climáticas adversas, como secas severas nas principais regiões produtoras de África, impactando diretamente a oferta global.

O reflexo no mercado já é evidente. Em janeiro de 2025, o preço médio de atacado para chocolates e confeitos subiu mais de 30% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No Brasil, o cenário se agrava pela dependência de importância. Apesar de já ter sido o maior produtor mundial de cacau, o país viu sua produção despencar nos últimos anos. Atualmente, a produção nacional não é suficiente para abastecer o mercado interno. Em 2024, foram importados US$ 125 milhões em cacau da Costa do Marfim e de Gana, segundo dados do Comex Stat, plataforma do governo federal.

Se por um lado a Páscoa é conveniente de boas vendas, por outro, a realidade dos pequenos confeiteiros não tem sido fácil. Débora Silva comenta que a alta dos preços tem dificultado a produção. “Eu fiz o planejamento, mas não está saindo como planejei devido à falta de muitos materiais e ao preço elevado dos ingredientes. Quando encontramos os produtos, os valores estão muito acima do esperado”, lamenta.

Ela também destaca que a percepção dos clientes em relação aos preços é um problema. “Parece que a gente está encarecendo o produto, mas, na verdade, é o custo dos ingredientes que aumentam. Algumas pessoas querem comprar ovos de colher, mas o valor elevado pode afastar alguns clientes.”, aponta Débora. 

Porém, um dos principais desafios tem sido o aumento do preço dos ingredientes. Sobre a alta dos preços, Elisa afirma que a solução é pesquisar fornecedores e encontrar formas estratégicas de repassar os custos para os clientes sem se comprometerem com vendas. “Não posso simplesmente aumentar o preço, então estou analisando alternativas que sejam boas para mim e para os clientes.”

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