Saiba quem é Marcinho da VP, pai de Oruam que foi preso nesta quinta-feira (20)

Marcinho VP é um dos principais líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV). O traficante, atualmente com 48 anos, passou mais tempo da vida atrás das grades do que em liberdade. Preso desde 1996, quando tinha apenas 20 anos, ele acumula condenações que ultrapassam 50 anos de detenção.

Nascido no bairro de Vigário Geral, na zona norte do Rio de Janeiro, Marcinho VP se mudou com a família para São João de Meriti, na Baixada Fluminense, ainda na infância. A perda do pai, assassinado, e as sucessivas prisões da mãe, que chegou a ser detida quatro vezes, fizeram com que ele e seus três irmãos fossem criados por uma tia. Em seu livro de memórias “O Direito Penal do Inimigo/ Marcinho VP/ Verdades e Posições”, publicado em 2017, ele revela que começou a roubar na adolescência para comprar roupas de marca.

Na década de 1990, já consolidado no crime, Marcinho VP se tornou chefe do tráfico no Complexo do Alemão, uma das principais bases de operação do Comando Vermelho. Atualmente, ele compartilha a liderança da facção com Fernandinho Beira-Mar, também detido no sistema penitenciário federal.

O poder exercido por Marcinho VP no submundo do crime foi evidenciado em gravações interceptadas pela Polícia Federal. Conversas entre o traficante e Raphael Montenegro, ex-secretário de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, revelaram a influência do criminoso. Em um dos diálogos registrados na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, Montenegro afirmou que Marcinho VP era “mais importante do que o secretário de Segurança Pública no Rio” e elogiou sua capacidade de manter a liderança da facção mesmo após anos de prisão.

Preso há 16 anos no sistema penitenciário federal, Marcinho VP passou por diversas unidades prisionais, incluindo Mossoró (RN), Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS), onde está atualmente.

Marcinho VP é pai do rapper Oruam, um dos artistas mais populares do Brasil nas plataformas de streaming. Em março de 2024, o cantor gerou polêmica ao se apresentar no festival Lollapalooza, em São Paulo, usando uma camiseta com o rosto do pai e a palavra “liberdade”. O rapper Oruam foi preso nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.