“aloprado” tentou matá-lo e pensaram que iria parar de fazer política



Sem citar nomes, ele falou que um “aloprado” elaborou o alegado plano de assassiná-lo, mas que não deu certo e que hoje, mesmo após o acidente no Palácio da Alvorada no ano passado, está melhor aos 79 anos do que quando tinha 50 anos.

“Se alguém pensava que como o aloprado que fez um plano para me matar, se alguém pensava que eu ia parar de fazer política por causa da cabeça, eu quero dizer: se preparem que o Lulinha está melhor aos 79 do que quando tinha 50”, disse o presidente em um evento no Porto de Itaguaí (RJ).

Lula ainda repetiu uma fala que se tornou em seus discursos ultimamente de que “quem quiser disputar comigo, tem que ir pra rua, tem que me enfrentar na rua, na porta de fábrica, de estaleiro, da Petrobras, do Banco do Brasil, nas ruas conversando com o povo”.

Apesar de não ter citar nominalmente, Lula se referia como “aloprado” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como já disse em outros discursos, apontado pela PGR como suposto mentor do plano para a tentativa de golpe de Estado. Além de matá-lo, diz a investigação da Polícia Federal, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também eram alvos.

Nos dias que se seguiram à apresentação da denúncia, Lula não disparou diretamente a Bolsonaro ou aos outros citados, mas afirmou que todos eles terão o direito da presunção de inocência e de se defenderem das acusações. Mas, afirmou que a defesa deles pela anistia já os condena pelo plano.

“Quando o ex-presidente fica pedindo anistia, ele está provando que é culpado. Ele deveria estar falando ‘eu vou provar a minha inocência’. Como ele é mentiroso contumaz, porque ele mentia 11 vezes por dia quando era presidente, e provava a mentira dele na porta do Palácio da Alvorada, no cercadinho que ele fez pra mentir, ele deveria provar que é inocente”, disse Lula em entrevista à rádio Tupi FM na quinta (21).

No começo do mês, ele também se referiu a Bolsonaro como um “aloprado” por supostamente ter destruído as políticas públicas implantadas pelos governos do PT. “Temos mais dois anos de governo e vocês aprenderam uma lição. Construir leva décadas, destruir basta um aloprado ganhar eleição, que ele destrói em quatro anos o que fizemos em 20 ou em 30”, disse em um evento.

Lula também se referiu a “melhor” aos 79 anos do que aos 50 após ter sido submetido a duas intervenções cirúrgicas no final do ano passado para tratar de uma complicação após o acidente que sofreu no Palácio da Alvorada em outubro do ano passado, quando caiu e machucou a cabeça. Nesta quinta (20), ele esteve no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para exames de rotina e uma nova avaliação dos procedimentos.

“Ontem [quinta, 20] eu fui fazer um check-up, cinco horas e meia dentro do hospital. Fiz tudo o que um ser humano tem que fazer, exame de tudo, da cabeça, do coração, de tudo o que você possa imaginar. E, sinceramente, quando terminei os exames às 23h30, os médicos falaram: ‘Lulinha, você tem 70 [79 anos], com saúde de 30 e vontade política de 20”, afirmou ressaltando que muita gente achou que ele fosse morrer quando teve o acidente.

Em outro momento do discurso, Lula reclamou que há empresários que vão pedir ajuda do governo e que saem falando mal mesmo conseguindo o que querem, que nenhum governo depois do dele fez a economia brasileira crescer mais de 3% – “voltei e fiz crescer 3,5%, vamos crescer 3,8%, e vamos continuar crescendo” – e que o governo precisa criar condições para ajudar os trabalhadores que querem empreender em vez de terem uma carteira assinada.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.