Rafael Matos e Marcelo Melo vencem Rio Open – 23/02/2025 – Esporte


Rafael Matos e Marcelo Melo conquistaram, na madrugada deste domingo (23), o primeiro Rio Open 100% brasileiro.

A dupla derrotou por 2 sets a 0 os espanhois Pedro Martínez e Jaume Munar, com parciais de 6/2 e 7/5 em partida iniciada ainda na noite de sábado (22). Acompanhada por uma plateia eufórica que tinha o jovem João Fonseca como torcedor, os brasileiros fizeram um jogo de muita confiança e tranquilidade –o que contribuiu para faturarem a 11ª edição do torneio.

Com a vitória, Rafa Matos, 29, conquista seu segundo Rio Open, enquanto Marcelo conquista pela primeira vez o ATP 500 em solo brasileiro aos 41 anos. Matos ocupa hoje a 36ª posição do mundo no jogo de duplas, inspirado pelo companheiro, que já foi o melhor do mundo em 2015 –primeiro brasileiro a alcançar tal feito.

Após a partida, Matos agradeceu o colega de quadra pela parceria. “Eu tive que pedir três vezes para jogar com ele, não foi ele que me escolheu. A sensação de jogar aqui, com toda essa torcida, é indescritível”, disse a jornalistas.

O jovem foi campeão da edição anterior do torneio, porém em uma dobrada internacional com o colombiano Nicolás Barrientos. O veterano, por sua vez, passa a ser o duplista em atividade com o maior número de títulos no circuito mundial –39, mesmo número do croata Mate Pavic.

Melo disputava sua terceira final do Rio Open. Em 2014 foi derrotado na final ao lado do espanhol David Marrero e, em 2023, perdeu a decisão ao lado do colombiano Sebastian Cabal.

O JOGO

As duplas trocaram quebras de saque nos dois primeiros games, e os dois times iniciaram o jogo com chances.

Melo e Matos voltaram a quebrar no sexto game após um erro de Martínez, que mandou uma direita cruzada para fora. Os brasileiros abriram 5/2 e, em nova quebra, fecharam o set com 6/2.

A segunda parcial começou com a dupla brasileira salvando três break points no saque do mineiro. No sexto game, mais três break points salvos no saque do mineiro. Munar, então, foi para o saque com 4/5 no placar, e o time brasileiro ficou a dois pontos do título quando o próprio Munar errou uma direita cruzada.

Melo matou um ponto com um voleio, forçou o ponto decisivo e deu um match point ao time da casa. Melo, então, errou um voleio colado na rede, o que deu o game aos europeus: 5/5.

Entretanto, um erro de Martínez e um belo voleio de Matos salvaram o time brasileiro mais uma vez. Na sequência, outra chance para a dupla da casa, quando o mineiro ganhou uma disputa na rede e deixou o placar em 0/30

Matos fez uma ótima devolução, forçou um erro de Martínez e rendeu quatro match points. Munar salvou o primeiro com um voleio vencedor, mas Melo se redimiu e fechou a partida com um voleio indefensável.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.