O que você precisa saber
- O Google Chrome para Android está prestes a lançar um novo recurso muito útil para seus usuários.
- Essencialmente, é uma extensão do recurso já existente “Ler em voz alta” ou “Ouvir o artigo”, mas para uso offline.
- O recurso está disponível atualmente como uma opção experimental no Chrome para Android e pode ser oficialmente lançado em breve.
O Google Chrome para Android está se preparando para expandir o recurso de “Ler em voz alta”, que agora poderá funcionar offline em smartphones Android.
Como observado inicialmente pelo MSPowerUser, o recurso, atualmente escondido por uma bandeira no Chrome para Android, permitirá que os usuários tenham acesso a artigos mesmo quando estiverem sem conexão. O “Read Aloud” já está presente na versão desktop e web do Chrome há algum tempo. Ele converte texto em fala para facilitar a audição dos artigos pelos usuários. Este recurso também foi utilizado no aplicativo Google Search, tanto para dispositivos Android quanto iOS.
Outra bandeira, chamada “Reprodução em Segundo Plano de Leitura em Voz Alta”, é uma extensão importante para o Google Chrome, já que permite que a leitura em voz alta funcione mesmo quando os usuários estão offline.
O Google Chrome inclui esse recurso de leitura em voz alta sob uma bandeira, que permite aos usuários ouvir artigos armazenados no Modo de Leitura, disponível também em Chromebooks. Como alternativa, os usuários podem selecionar qualquer texto na página web e usar o segundo clique do mouse para acionar os serviços de fala, que iniciam a leitura em voz alta do texto selecionado.
De acordo com o MSPowerUser, para o Chrome em desktops, o recurso de leitura em voz alta geralmente continua funcionando mesmo quando a guia está minimizada, mas para imediatamente quando outra guia é aberta.
Enquanto isso, os usuários do Google Chrome no Android podem acessar o recurso “Ler em voz alta” visitando uma página, tocando no menu de três pontos e selecionando a opção “Ouvir artigo”. Isso abrirá um miniplayer que começará a ler o conteúdo da página. Os usuários terão controles de reprodução, como avançar e retroceder dez segundos, e poderão ajustar a velocidade de reprodução conforme desejado.
No entanto, até o momento, esse recurso só funciona quando o Chrome no Android está online e a guia ativa. Com a nova bandeira em desenvolvimento, isso poderá mudar, eliminando a necessidade de conexão para utilizar a função. Como o novo recurso está atualmente escondido sob uma bandeira no navegador, é provável que seja oficialmente lançado em breve através de uma atualização no aplicativo Chrome nas próximas semanas.