BMW pausa plano de investimento de 600 milhões de libras – 23/02/2025 – Mercado


A BMW pausou um plano de investimento de 600 milhões de libras (cerca de R$ 4,3 bilhões) para produzir carros Mini elétricos em Oxford, colocando em risco o futuro da histórica fábrica enquanto a indústria enfrenta uma transição mais lenta do que o esperado dos veículos a gasolina.

A revisão do investimento surge como mais um golpe para a indústria automobilística do Reino Unido após o fechamento de fábricas pela Honda, Ford e JLR na última década. Em novembro, a Stellantis culpou as metas de vendas de veículos elétricos do Reino Unido ao anunciar planos de fechar sua fábrica de vans em Luton, colocando cerca de 1.100 empregos em risco.

“Dadas as múltiplas incertezas enfrentadas pela indústria automotiva, o grupo BMW está atualmente revisando o cronograma para reintroduzir a produção de Minis elétricos em Oxford”, disse a montadora alemã em um comunicado.

As empresas automobilísticas têm pressionado o governo do Reino Unido para abrandar suas metas de veículos elétricos, que exigem que uma certa porcentagem das vendas anuais de cada montadora seja de veículos de emissão zero.

O nível está definido para aumentar de 28% para 80% em 2030, com as empresas enfrentando multas de 15 mil libras (R$ 108 mil) para cada veículo não cumprido.

As vendas de veículos elétricos estão crescendo no Reino Unido, mas permanecem abaixo das metas oficiais, levando montadoras como a Nissan a alertar que empregos no Reino Unido podem estar em risco a menos que o governo relaxe suas regras de vendas de veículos elétricos.

De acordo com seu plano original anunciado em 2023, a BMW pretendia fabricar dois novos modelos elétricos —o Mini Cooper de três portas e o menor Mini Aceman— em Cowley, proporcionando uma tábua de salvação para a fábrica ao reduzir sua dependência de carros a gasolina, que o grupo alemão planeja eliminar até 2030.

Os dois modelos são baseados em um sistema desenvolvido pela BMW e pela Great Wall Motor (GWM) da China. O fato de serem atualmente produzidos na China e vendidos na UE significa que os modelos também foram afetados por tarifas mais altas que Bruxelas impôs às importações de veículos elétricos chineses em outubro.

No ano passado, os registros de novos carros Mini no Reino Unido caíram 1,3% em relação ao ano anterior, para 46.975 veículos, de acordo com a Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Motores. Dados da Schmidt Automotive Research mostraram que os registros de carros Mini elétricos em 2024 aumentaram 4,9% para 36.932 veículos na Europa Ocidental, incluindo o Reino Unido.

As notícias sobre os planos da BMW foram primeiro reportadas pela Auto Express.

Na semana passada, o governo encerrou sua consulta rápida com a indústria automotiva sobre como melhorar a flexibilidade no esquema para tentar dar mais espaço de manobra aos fabricantes.

“Reconhecemos os desafios globais que os fabricantes de automóveis enfrentam e ouvimos suas preocupações enquanto também protegemos empregos”, disse o Departamento de Transportes.

Após a conclusão da consulta, a chefe da Ford UK, Lisa Brankin, pediu incentivos de compra e outros apoios governamentais, alertando que a “adoção de veículos elétricos não está acontecendo rápido o suficiente”. O grupo dos EUA anunciou no ano passado cortes de 800 empregos no Reino Unido devido às vendas de veículos elétricos mais lentas do que o esperado.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.