Downloads de jogos AAA em 2ms: é viável?

Imagens Getty

As velocidades da Internet tiveram um grande avanço desde os tempos da conexão discada de 56 kbps. Mesmo com conexões de banda larga mais rápidas atualmente, ainda estamos longe do que os engenheiros do Japão alcançaram. Utilizando cabos de fibra óptica padrão, eles estabeleceram uma conexão com uma taxa de transmissão de dados de 402 Tbps – sim, terabytes por segundo.

Este feito extraordinário foi realizado por uma equipe de engenheiros do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT) do Japão, e foi detalhado em um artigo técnico. Mesmo sendo mais acessível para aqueles com um Ph.D. em engenharia de rede, a tecnologia utilizada para atingir os 402 Tbps é avançada, porém baseada em princípios estabelecidos. A equipe empregou 50 quilômetros de cabeamento de fibra óptica, várias bandas de transmissão, amplificadores de sinal e equalizadores de ganho para manter a integridade do sinal.

A impressionante taxa de 402 Tbps, equivalente a 50,25 TB/s, supera o recorde mundial anterior em cerca de 25%, de acordo com a PCGamer. A largura de banda total do sinal atingiu 37,6 THz. Esses números são tão grandes que é difícil compreendê-los, mas poder baixar 50 terabytes por segundo é algo incrível. Com uma conexão desse tipo, seria possível baixar o jogo “Red Dead Redemption 2” (120 GB) em meros 2,4 milissegundos. Sua biblioteca Steam inteira poderia ser baixada tão rapidamente que você nem perceberia.

Tabela comparando velocidades de internet.
NTIC

Infelizmente, nossos PCs atuais não seriam capazes de lidar com essa velocidade. A maioria dos PCs suporta apenas conexões Ethernet de 1 Gbps, e mesmo os melhores placas-mãe oferecem apenas 10 Gbps. Comparado aos 50 TB/s alcançados pelos engenheiros da NICT, esses números são insignificantes. Além disso, não há SSDs disponíveis no mercado capazes de suportar essa taxa de transferência de dados, muito menos oferecerem o armazenamento necessário.

Pode ser difícil imaginar um cenário em que transferências de dados desse calibre sejam uma realidade doméstica, mas também era impensável ter conexões de internet de 1 Gbps (ou mais rápidas) em nossas casas duas décadas atrás.

No momento, o recorde estabelecido pelos engenheiros da NICT é um marco impressionante e uma prova de que essas velocidades são possíveis. Enquanto isso, o restante de nós precisa contentar-se com o que nossos provedores locais nos oferecem, buscando formas alternativas de aumentar a velocidade de nossa conexão de internet.





Adicionar aos favoritos o Link permanente.