Cid disse que tinha ‘cara infiltrado em tudo que é lugar’


Áudio de Mauro Cid diz que plano golpista tinha "cara infiltrado em tudo quanto é lugar"
Áudio de Mauro Cid diz que plano golpista tinha “cara infiltrado em tudo quanto é lugar” Imagem: Reprodução/TV Globo

O áudio corrobora o que Cid disse em delação. “Por mais que a busca tenha sido incessante, não foi encontrada fraude nas urnas”, disse o ex-ajudante de ordens em depoimento em novembro de 2024. Segundo Cid, Bolsonaro não aceitou o resultado e mandou que o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, alterasse a conclusão do relatório. “O presidente queria que o relatório final do Ministério da Defesa relatasse que havia fraude nas urnas.”

Relatório das Forças Armadas enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em novembro de 2022 diz que “não é possível afirmar” que urnas não podem ser fraudadas. No texto, os militares disseram que “não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento”. A urna eletrônica é usada no Brasil desde 1996 sem nenhuma comprovação de fraude ou adulteração de resultado. Elas são auditáveis e passam por testes de integridade.

Áudio de Mauro Cid diz que "ninguém ainda chegou com uma coisa que consiga abrir uma investigação" sobre suposta fraude eleitoral
Áudio de Mauro Cid diz que “ninguém ainda chegou com uma coisa que consiga abrir uma investigação” sobre suposta fraude eleitoral Imagem: Reprodução/TV Globo

Bolsonaro editou minuta do golpe, diz Cid

Em outra gravação, Cid fala que Bolsonaro editou o rascunho do decreto para instituir um golpe de Estado e sabia quais eram as consequências de suas ações. “Ele entende as consequências do que pode acontecer. Hoje, ele mexeu naquele decreto, ele reduziu bastante, fez algo muito mais direto, objetivo e curto. E limitado, né?”, contou o ex-ajudante em áudio enviado ao então comandante do Exército, general Freire Gomes.





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.