Quatro pessoas morrem após ponte desabar na Coreia do Sul – 25/02/2025 – Mundo


Ao menos quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas nesta terça-feira (25) após o colapso de uma ponte em construção em uma região ao sul da capital sul-coreana, Seul, informaram bombeiros locais.

O acidente ocorreu às 9h49 (0049 GMT) em Anseong, a cerca de 70 km de Seul, quando cinco estruturas de concreto de 50 metros que sustentavam a ponte em uma rodovia colapsaram uma após a outra após serem içadas por um guindaste, relatou a agência de notícias Yonhap.

Ko Kyung-man, um oficial dos bombeiros de Anseong, disse que quatro pessoas morreram, incluindo dois cidadãos chineses, e seis ficaram feridas, incluindo cinco em estado crítico. Entre os cinco feridos, também havia um cidadão chinês.

“Eles estavam trabalhando para instalar uma plataforma na ponte”, disse Ko em uma coletiva de imprensa televisionada. “Os dez estavam em cima da plataforma e caíram de ambos os lados quando ela colapsou.”

A emissora YTN exibiu imagens dramáticas mostrando uma plataforma de uma ponte imponente desmoronando no local.

Trabalhadores de resgate no local foram vistos examinando vigas de metal retorcidas e lajes de concreto fraturadas abaixo das colunas da ponte da rodovia.

O presidente interino Choi Sang-mok pediu a mobilização de todo o pessoal e recursos disponíveis para resgatar pessoas desaparecidas e garantir medidas de segurança para evitar mais danos, disse seu gabinete.

A Agência Nacional de Bombeiros informou que mobilizou três helicópteros e cerca de 150 oficiais para a operação de busca e resgate, e o Ministério dos Transportes disse que enviou uma equipe de oficiais para o local.

Acidentes mortais continuam a ocorrer regularmente em locais industriais na Coreia do Sul, que introduziu uma lei em 2022 para abordar falhas de segurança e punir a gestão da empresa se um trabalhador morrer no trabalho.

No início de fevereiro, seis pessoas morreram em um incêndio em um canteiro de obras de um hotel na cidade portuária de Busan, com cerca de 100 pessoas evacuadas, incluindo 14 trabalhadores resgatados em segurança por um helicóptero após se refugiarem no telhado.

Em junho do ano passado, um incêndio em uma fábrica de baterias de lítio, que as autoridades atribuíram a falhas no controle de qualidade e treinamento de segurança inadequado, matou 23 trabalhadores.

Dados divulgados em março pelo Ministério do Trabalho da Coreia do Sul mostraram que 598 trabalhadores industriais morreram em 2023, com o setor da construção representando quase metade, ou 303, embora o número total de mortes tenha diminuído em relação a 644 em 2022.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.