Gemini no Android: Clonagem da janela pop-up para uso duplo

O que você precisa saber

  • A versão beta mais recente do aplicativo Gemini do Google contém sinais de um novo recurso de “arrastar e soltar” em desenvolvimento para Android.
  • O recurso permitiria que os usuários fizessem uma cópia da janela pop-up inicial do Gemini para colocá-la no topo da tela para uso em tela dividida.
  • O Google recentemente trouxe o Gemini no Mensagens para mais dispositivos Android, depois dos telefones Pixel e Galaxy.

Uma descoberta no código do Gemini no Android mostra o aparente interesse do Google em aumentar suas capacidades, oferecendo um recurso de tela dividida.

Um mergulho no aplicativo Gemini na versão beta mais recente do Android pelo Android Authority mostra um recurso que permite aos usuários dividir a janela pop-up inicial da IA. Não está claro quando isso será lançado. No entanto, a versão 15.26.34 mostra que os usuários podem “arrastar e soltar” uma nova janela pressionando longamente a alça do pop-up.

Esta janela é exibida deslizando de baixo para cima na interface do Android.

Após habilitar o sinalizador apropriado, pressionar longamente o handle copia a janela inicial do Gemini antes de exibir a exibição típica de tela dividida vertical do Android em telefones. O beta mostra que a segunda janela aparece como uma versão mais compacta do aplicativo principal Gemini com o ícone da sua conta do Google visível, junto com algumas consultas sugeridas e a caixa de texto em forma de pílula.

A janela original permanece na parte inferior com o mesmo design que os usuários do Android estão acostumados a ver ao produzir Gemini por meio de seu comando de deslizar. Em testes, a publicação afirma que os usuários podem conversar com Gemini em ambas as janelas sem problemas.

Arrastar a janela inferior para cima pela alça removerá a cópia clonada e vice-versa.


Embora o código do beta mostre a janela pop-up clonada do Gemini na visualização dividida de um telefone, parece provável que isso chegue para tablets também. Também parece que isso não será exclusivo do Google Pixel, já que uma string referenciando a Samsung foi encontrada para esse recurso de “arrastar e soltar”.

(Crédito da imagem: Android Authority)

Em junho, o Google finalmente começou a lançar seu AI Gemini para Mensagens em mais telefones. Dispositivos com 6 GB de RAM ou mais podem utilizar as habilidades do software, como redigir mensagens de texto ou fazer perguntas sobre qualquer tópico. Conversar com o Gemini no Mensagens criará seu próprio tópico para fácil redescoberta. Por um tempo, o AI só estava disponível no Mensagens para dispositivos Pixel e Galaxy.

O Google destacou seu trabalho para levar a inteligência artificial da Gemini ao sistema escolar ao incorporar contas de alunos adolescentes e ferramentas para professores. Os alunos em breve poderão fazer perguntas à Gemini; no entanto, a empresa afirma que há proteções para garantir a segurança das crianças.

As ferramentas para professores envolvem um Read Along reforçado nas salas de aula e a capacidade de atribuir material de leitura aos alunos com base em seus dados de leitura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.