Entenda como funciona a votação do Oscar

Neste domingo (02) acontece mais uma cerimônia de premiação

Pela primeira vez em 26 anos, uma brasileira é indicada à categoria de Melhor Atriz no Oscar. A atriz Fernanda Torres, protagonista do filme “Ainda Estou Aqui” (2024) sucede a mãe, Fernanda Montenegro, que recebeu a mesma indicação em 1999 pelo filme “Central do Brasil”. Ansiosos pela cerimônia de entrega do Oscar, que acontecerá neste domingo (02), no Dolby Theatre, em Hollywood, muitos brasileiros estão esperançosos de que a brilhante Fernanda Torres possa ganhar a estatueta de ouro. Mas como são selecionados os ganhadores da premiação? Confira abaixo uma breve explicação.

A AMPAS, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), é a responsável pela votação. Ao todo, a organização possui 10 mil membros, compostos por diretores, atores, figurinistas, designers de produção e outras funções cinematográficas. Dos membros, 9,5 mil estão aptos para realizar a votação no Oscar.

O ingresso na Academia ocorre por meio de um convite. Para isso, a pessoa precisa ter sido indicada ao Oscar ou ser “apadrinhada’’ por, pelo menos, dois membros antigos da AMPAS. Na lista de integrantes que participam da votação, também consta o nome de representantes brasileiros: Fernanda Montenegro, Walter Salles, Rodrigo Santoro, Selton Mello, Anna Muylaert, entre outros.

Como ocorre a votação

A votação para escolha dos ganhadores do Oscar é realizada em duas etapas. Primeiramente, a AMPAS divulga a shortlist do ano, que se trata da lista preliminar de filmes que se inscreveram na competição e foram pré-selecionados – este ano 323 filmes de longa-metragem se qualificaram. De acordo com as diretrizes da Academia, para que isso ocorra, os longas “devem estrear em uma sala de cinema comercial em pelo menos uma das seis principais áreas metropolitanas dos EUA (Los Angeles, Nova York, Baía de São Francisco, Chicago, Miami e Atlanta), […] e completar um período mínimo de exibição por sete dias consecutivos no mesmo local”. Outro detalhe relevante para a seleção é que se os filmes foram exibidos na TV ou disponibilizados no streaming antes de estrearem nos cinemas, não podem concorrer ao Oscar.

Já na segunda etapa, cada membro vota na categoria que corresponde a sua área de atuação profissional (Ex: atores votam em atores), e todos os membros votam para a categoria de Melhor Filme. Em algumas categorias específicas, como de Filme Internacional e Filme de Animação, todos podem votar, desde que tenham assistido às produções. Essa segunda votação resulta na lista definitiva de indicados.

Após o anúncio das indicações definitivas, todos os membros aptos da Academia podem votar em cada uma das 23 categorias da premiação. Com exceção da principal categoria, a de Melhor Filme, ganha quem conseguir o maior número de votos. Para a seleção do Melhor Filme, os votantes precisam enumerar os 10 melhores filmes indicados em ordem de preferência, do melhor para o pior, e vence o que ficar em primeiro lugar em pelo menos 50% das listas.

E se houver empate em uma categoria? A resolução é simples: ambos levam o prêmio. Como aconteceu no Oscar 2013, em que os filmes “A Hora Mais Escura” (2012) e “007: Operação Skyfall (2012)” receberam a mesma quantidade de votos. Além desse caso, a situação de empate só ocorreu outras cinco vezes ao longo da história da premiação.

The post Entenda como funciona a votação do Oscar appeared first on Portal Amorim.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.