Trump diz que negociações acontecendo em Gaza são “muito boas“


O presidente dos EUA, Donald Trump, disseque haviam “boas conversas acontecendo” em relação a Gaza, quando perguntado sobre o futuro do cessar-fogo entre Israel e militantes do Hamas, mas ofereceu poucos detalhes sobre os diálogos.

A fala do presidente americano aconteceu durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, junto ao primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na quinta-feira (27).

O cessar-fogo de três fases em Gaza entrou em vigor em 19 de janeiro e levou à entrega de 33 reféns israelenses mantidos em Gaza e cerca de dois mil prisioneiros e detidos palestinos mantidos por Israel.

A primeira fase inicial de seis semanas do acordo deve expirar neste fim de semana. Israel disse na quinta-feira que estava enviando negociadores a Cairo para negociações, buscando estender a primeira fase.

Trump foi questionado se a fase dois se concretizaria.

“Vamos ver o que acontece. Ninguém realmente sabe, mas veremos o que acontece. Temos algumas conversas muito boas acontecendo”, afirmou Trump durante a coletiva.

Israel e Hamas trocaram acusações de violação ao cessar-fogo. As Nações Unidas descreveram imagens de reféns israelenses emaciados e detentos palestinos libertados como angustiantes, dizendo que refletiam as condições terríveis em que estavam detidos.

Starmer reiterou o apoio a uma solução de dois estados, que exige a criação de um estado para os palestinos na Cisjordânia ocupada por Israel e em Gaza, ao lado de Israel.

“Sim, acredito que a solução de dois estados é, em última análise, o único caminho para uma paz duradoura na região”, disse Starmer na coletiva de imprensa, quando questionado sobre a proposta de Trump para uma tomada de Gaza pelos EUA e o deslocamento de palestinos.

O plano de Trump foi globalmente condenado como uma proposta de limpeza étnica.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.