Tripulação deixa habitat simulado marciano após 378 dias.

Os primeiros membros da tripulação da missão CHAPEA estão vivendo e trabalhando dentro do primeiro habitat simulado da NASA em Marte há mais de um ano. NASA

Como muitos de nós vivenciamos durante os lockdowns, não é fácil permanecer são e produtivo em um ambiente fechado. Mas quatro voluntários de um experimento da NASA testaram isso até os limites ao passar mais de um ano confinados em uma simulação de um posto avançado em Marte.

Na missão Crew Health and Performance Exploration Analog (CHAPEA) da NASA, quatro voluntários passaram 378 dias em um ambiente simulado de Marte, projetado para parecer e se sentir o mais parecido possível com Marte aqui na Terra. Eles viveram em um habitat impresso em 3D, realizaram trabalhos científicos e só podiam se comunicar com o mundo exterior por meio de controle terrestre.

“Por mais de um ano, a tripulação simulou operações de missão a Marte, incluindo ‘Marswalks’”, cultivou e colheu vários vegetais para suplementar seus alimentos estáveis, manteve seus equipamentos e habitat e operou sob estressores adicionais que uma tripulação de Marte experimentará, incluindo atrasos na comunicação com a Terra, limitações de recursos e isolamento”, explicou a NASA em um comunicado.

A ideia era testar quais eram algumas das implicações de saúde para os membros da tripulação em missões de longa duração. Com uma dieta limitada e algumas altas demandas de exercícios — como realizar simulações de Marswalks usando uma esteira onde eles tinham que caminhar por longos períodos — os pesquisadores queriam verificar os efeitos dessas condições em sua saúde física. Além disso, havia também a questão importante da psicologia de grupo e da saúde mental durante um período tão longo de relativo isolamento.

Agora que esta fase do experimento chegou ao fim, a tripulação está se preparando para deixar seu habitat pela primeira vez em um ano. Eles sairão do ambiente simulado de Marte neste sábado, 6 de julho.

Como assistir os membros da tripulação deixando seu habitat

Saída da tripulação da missão 1 da CHAPEA


Se você está curioso para ver como é deixar um ambiente fechado depois de mais de um ano, a NASA fará uma transmissão ao vivo dos membros da tripulação enquanto eles deixam seu habitat no sábado, 6 de julho. A cobertura incluirá uma cerimônia para dar as boas-vindas à tripulação de volta à vida na “Terra”, além de discussões com especialistas da NASA sobre o experimento e seu potencial para futuras missões a Marte. Os painelistas incluem Kjell Lindgren, um astronauta da NASA e vice-diretor de operações de voo, além de vários cientistas e engenheiros que trabalharam na missão.

A cobertura começa às 17h ET/14h PT em 6 de julho, e você pode assistir no serviço de streaming da NASA, NASA+, ou pelo YouTube acessando a página do evento no YouTube ou usando o vídeo incorporado acima.






Quatro voluntários da NASA passaram mais de um ano em uma simulação de um posto avançado em Marte como parte da missão CHAPEA. Durante 378 dias, eles viveram em um habitat simulado de Marte, realizaram trabalhos científicos e se comunicaram com o mundo exterior apenas por meio de controle terrestre. A ideia era estudar os efeitos físicos e psicológicos de permanecer em um ambiente fechado durante tanto tempo.

Os voluntários enfrentaram desafios como uma dieta limitada, exercícios extenuantes e comunicação com a Terra com atrasos, simulando as condições que os astronautas enfrentariam em uma missão real a Marte. Os pesquisadores queriam entender como essas condições afetavam a saúde dos participantes a longo prazo, além de avaliar os aspectos psicológicos do isolamento prolongado.

Com o fim da simulação, os membros da tripulação estão se preparando para deixar o habitat de Marte pela primeira vez em um ano. A NASA fará uma transmissão ao vivo da saída da tripulação no sábado, 6 de julho, com uma cerimônia de boas-vindas e discussões com especialistas sobre o experimento e suas implicações para futuras missões.

A transmissão começará às 17h ET/14h PT em 6 de julho e poderá ser assistida no serviço de streaming da NASA, NASA+, ou pelo YouTube. Quem se interessar poderá acompanhar o evento para ver como os voluntários se adaptam ao retorno à vida na Terra após mais de um ano em uma simulação de Marte.

Essa experiência da NASA traz insights importantes para o planejamento de futuras missões tripuladas a Marte, ajudando a entender melhor os desafios físicos e emocionais que os astronautas enfrentarão durante viagens interplanetárias de longa duração.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.