Solução detecta engajamento e uso de celular (que está proibido) em sala de aula

Uma tecnologia capaz de analisar expressões faciais, posturas e mapas de calor dentro das salas de aula para fornecer dados detalhados sobre engajamento dos alunos, ocupação das turmas e taxas de evasão escolar é a nova solução da Betha Sistemas.

A ferramenta expande as funcionalidades do Sistema Educação, plataforma completa para a gestão da educação municipal, utilizada por prefeituras, autarquias e secretarias de educação que está presente em 6.620 escolas de 11 estados brasileiros. Com 2,7 milhões de alunos e 79 mil professores cadastrados, a solução já registrou mais de 275 milhões de avaliações.

Com a novidade, o sistema agora utilizará Inteligência Artificial (IA) para identificar comportamentos como foco, sonolência e interação dos alunos com professores. Além disso, a nova solução é capaz de detectar o uso de dispositivos como celulares, cuja utilização em salas de aula foi proibida por lei em janeiro deste ano. Entre outras funcionalidades, a tecnologia oferece chamadas por reconhecimento facial e relatórios personalizados com análises de engajamento e frequência dos alunos.

Luciano Torres, diretor comercial da Betha Sistemas, destaca que a proposta é usar a tecnologia como aliada na gestão escolar, promovendo uma educação mais inteligente, inclusiva e eficiente:

O Sistema de Avaliação de Desenvolvimento Inteligente torna o Sistema Educação ainda mais completo e robusto, fornecendo um volume maior de informações para professores e gestores. Isso contribui para melhorar a qualidade das aulas, reduzir a evasão escolar e apoiar decisões mais assertivas na gestão educacional”.

Os dados gerados pela solução ficam disponíveis em uma plataforma integrada, onde gestores podem acompanhar métricas como taxas médias de engajamento, foco, ocupação e uso de celular para cada turma cadastrada.

Nosso objetivo é oferecer um instrumento de inteligência de dados que auxilie profissionais da educação na avaliação e orientação dos alunos. É importante destacar que a tecnologia não substitui o trabalho dos profissionais especializados em avaliações e análises comportamentais. Em vez disso, oferece insights estratégicos para embasar decisões pedagógicas, tornando o acompanhamento do aprendizado mais preciso e eficiente”, reforça.

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