Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), localizados no município de Conceição do Araguaia, flagraram uma situação inusitada nesta quinta-feira (11). Um caminhão cegonha que estava entrando no Pará carregado de veículos, estava com dois deles com notas fiscais irregulares. Os dois veículos foram avaliados em R$ 363.950,62.Os dois veículos, um Corolla e uma SR-V, deveriam fazer rota interna de Brasília e Goiânia. Mas os veículos, que estavam em cegonha, vieram parar no sul do Pará.“O caminhão cegonha foi abordado na unidade fazendária, vindo de Brasília (DF), e de Goiânia, GO, com destino a Marabá e Bragança, no Pará”, explicou o coordenador da unidade fazendária do Araguaia, Cicinato Oliveira.Veja também:Força-tarefa prende quatro traficantes no sudeste do ParáDescubra quem estava por trás dos assassinatos em Jacundá!Acusado de matar PM morre em Hospital de Marabá“As notas fiscais indicavam operações internas de Brasília para Brasília e de Goiânia para Goiânia, tendo como destinatários pessoas físicas. Só isso já caracterizaria quebra de trânsito, quando a nota fiscal indica um local de entrega e a mercadoria vai para outro lugar”, declarou.
O coordenador acrescentou: “Além disso, foi feita a consulta documental e de sistema, sendo constatado que as pessoas físicas destinatárias dos veículos possuem domicílio e empresas nos locais de entrega dos veículos, respectivamente, Marabá e Bragança. Também não foi encontrado nenhum indício de domicílios das pessoas físicas nos locais de venda dos carros”.
Como ficou caracterizada a tentativa de internalização indevida dos carros e o não pagamento do ICMS diferencial de alíquota foram emitidos dois Termos de Apreensão e Depósito (TADs) no valor de R$ 52.100,86.