Buenos Aires urbanizou favela no centro, diferente de São Paulo


Por que Buenos Aires urbanizou favela

A Villa 31 surgiu nos anos 1930 quando imigrantes europeus ergueram habitações precárias no terreno, aproveitando a proximidade com o porto de Buenos Aires. Eles chegaram à Argentina fugindo da fome e da Grande Depressão e buscavam oportunidades de trabalho na área portuária. A partir dos anos 1950, a favela também começou a ser ocupada por latinos, principalmente bolivianos, peruanos e paraguaios.

Ocupação foi quase erradicada nos anos de ditadura, entre 1976 e 1983. Naquele momento, a principal política pública era de enfrentamento da população, o que reduziu o número de habitantes nas favelas de Buenos Aires de cerca de 213 mil para apenas 12 mil pessoas. Com o fim da ditadura, a comunidade voltou a ser ocupada, chegando a 40 mil habitantes apenas na Villa 31, segundo um dado oficial do censo de 2010.

Em 2016, quando o plano começou a ser discutido, a gestão do prefeito Horacio Larreta considerou ser “impossível” remover as mais de 40 mil famílias que estavam no local. “Felizmente, em uma democracia é inviável pensar nisso. Ninguém quer realmente fazer isso. Portanto, vamos integrar esses habitantes. Eles terão a propriedade de suas casas, pagarão por elas com crédito. Vamos reformá-las para que os moradores vivam melhor e para que as pessoas de Buenos Aires venham aqui. A maioria dos portenhos jamais visitou este lugar que está a poucos metros de seus apartamentos”, afirmou Larreta, aliado do ex-presidente Mauricio Macri.

Governo construiu casas sustentáveis para famílias que moravam debaixo da rodovia Illia
Governo construiu casas sustentáveis para famílias que moravam debaixo da rodovia Illia Imagem: Governo de Buenos Aires/Divulgação

Autoridades defendem que projeto integrou a vida da comunidade com a capital. “É como se Buenos Aires fosse uma casa grande e a Villa 31 um quarto fechado durante 85 anos. É uma enorme oportunidade”, disse na época o secretário de Integração Social, Diego Fernández.





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.