Centro de Saúde de Coqueiros: usuários reclamam da falta de estrutura.

Entre as denúncias, estão a carência de RH e a necessidade de chegar cedo para conseguir consultas.

Leitor da Folha de Coqueiros e morador de Coqueiros, Nacor Serapião, enviou vídeo nesta segunda-feira, pela manhã, à Folha de Coqueiros, mostrando usuários do Centro de Saúde de Coqueiros sentados no chão, e também em fila, aguardando a abertura da unidade para atendimento.

“Trata-se de uma humilhação e vergonha para os usuários da unidade. O secretário de Saúde do município deveria tomar uma providência’, diz o profissional da área de Segurança que foi marcar uma consulta médica para a sua esposa. Segundo ele, se não chegar cedo não consegue pegar uma das 10 fichas entregues para consulta pela recepção.

Na sexta-feira, dia 21, o presidente da Associação de Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros, Leonardo Contin, protocolou ofício na Secretaria Municipal de Saúde, direcionado ao secretário Almir Adir Gentil, justamente relatando os problemas encontrados na unidade pelos usuários.

Entre elas, a falta de técnicos de enfermagem para aplicar doses de vacina, motivo que está impedindo o funcionamento da Sala de Vacinas, além de médicos e dentistas, e necessidade de chegar antes das 7h da manhã (horário de abertura do Centro de Saúde) para conseguir uma consulta.

PROBLEMAS ANTIGOS

 A Folha de Coqueiros, que também faz parte do Conselho local de Saúde, através da sua editora e jornalista Sibyla Loureiro, fez matéria no início do ano sobre o caso dos portões que só abrem as 7h, horário de atendimento da unidade.

A coordenadoria justificou dizendo que o procedimento acontece por falta de segurança e, há muito tempo, está sendo solicitada a presença de um vigia na unidade. Ver nota abaixo;

NOTA DA COORDENADORIA
Sobre a abertura dos portões do Centro de Saúde (CS), informamos que por questões de segurança da edificação e orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), eles precisam permanecer fechados durante o período noturno, com abertura a partir da chegada dos funcionários, as 7h.

A SMS prioriza o modelo de atendimento “acesso avançado”, que é o modelo vigente no CS Coqueiros, no qual o usuário que busca atendimento terá sua necessidade escutada por um profissional de saúde preferencialmente de sua equipe e será direcionado para a oferta mais adequada (escuta qualificada), podendo ser um atendimento com médico(a) ou enfermeiro(a) no mesmo turno, no turno seguinte ou ainda programado para dia e horário mais oportuno, dependendo da urgência da situação, das preferências do(a) usuário(a) e da capacidade de atendimento instalada naquele momento.

Este modelo é utilizado durante todo o horário de funcionamento do centro de saúde, das 7 às 19h, desta forma temos trabalhado na conscientização dos usuários para que não cheguem antes do horário de abertura, visto que a escuta com a condução mais adequada para cada caso é realizada durante todo o horário de funcionamento do centro de saúde.

Em resumo, neste modelo não é a ordem de chegada que vai definir quando o atendimento deve ocorrer e sim a escuta qualificada, que não tem limite de senha e ocorre durante todo o período de funcionamento do CS.

Contamos com a colaboração e empenho do Conselho Local de Saúde (CLS) sobretudo para auxiliar na conscientização da população sobre o modelo vigente e os fluxos de acesso as consultas.

Lembramos também que o serviço do Alô Saúde (0800 333 3233) realiza agendamentos para consultas com a equipe de saúde da família pelo telefone, não sendo necessário sair de casa para conseguir um atendimento.

Além disso, o Alô Saúde também realiza atendimentos pelo telefone em situações que podem ser resolvidas de forma remota, sendo portanto uma ferramenta que deve ser estimulada, com objetivo de ampliar e facilitar o acesso das pessoas aos cuidados em saúde.

Outros problemas de falta de funcionários já foram abordados pelo Portal e até hoje seguem sendo motivo de denúncias por parte da comunidade. Veja matéria completa abaixo:

“É preciso abrir mais cedo os portões do Centro de Saúde de Coqueiros”, pedem os usuários.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.