BC indicou apenas direção da próxima reunião pela alta incerteza, diz ata


Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, o Banco Central (BC) sinalizou que a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação. O documento foi divulgado nesta terça-feira (25).

“Para além da próxima reunião, a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, diz o documento.

Na última reunião, o Copom subiu a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, elevando a Selic para 14,25% ao ano. A decisão foi unânime.

A alta já estava contratada desde a reunião de dezembro de 2024, última realizada sob o comando do ex-presidente do BC Roberto Campos Neto.

Em comunicado divulgado na quarta-feira (19), o BC já havia indicado um ajuste de menor magnitude na próxima reunião.

O ajuste deve ser realizado caso confirmado o cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.