Conteúdo não é rei

A frase que desafia o conceito tradicional de marketing de conteúdo vem de Cory Efram Doctorow, jornalista e autor de ficção científica canadense-britânico:

“O conteúdo não é rei. Se eu te mandasse para uma ilha deserta e te desse a opção de levar seus amigos ou seus filmes, você escolheria seus amigos – se você escolhesse os filmes, nós o chamaríamos de sociopata. A conversa é rei. O conteúdo é apenas algo para se falar.”

O que é mais importante: a mensagem ou o mensageiro?

Durante muito tempo, popularizou-se a ideia de que “o conteúdo é rei”, e que a criação de narrativas envolventes era a chave, única, para o sucesso na comunicação.

Entretanto, especialistas passaram a defender que, mais do que a fala em si, o que realmente importa é a conversa que ela gera. O conteúdo, é apenas um meio para sustentar um diálogo e criar conexões genuínas.

O ser humano tem uma necessidade essencial de se conectar com outros seres humanos. A analogia da ilha deserta ilustra bem essa ideia: ao escolher levar amigos para um local isolado, priorizamos as interações e experiências compartilhadas.

Se a escolha fosse pelos filmes, estaríamos optando por um consumo passivo de conteúdo, sem interação humana.

Para aqueles que desejam se comunicar com assertividade, fica um aprendizado fundamental: o conteúdo só tem valor se for capaz de gerar conexão, interação e engajamento.

As pessoas nem sempre estão em busca apenas de informação ou mensagem; elas querem o contato humano, a experiência compartilhada e a identidade com o mensageiro.

Criar conteúdo sem impacto real é desperdiçar oportunidades e ignorar a regra principal do engajamento: o verdadeiro rei é a conversa. O conteúdo, por si só, é apenas um meio para essa troca.

Para conectar, engajar e fazer a diferença, primeiro de tudo entregue valor às pessoas. Estude, analise e conheça as dores, objetivos e o que o público quer e precisa. A regra vale tanto para o palco tradicional quanto digital.

Quem compreende essa dinâmica está um passo à frente na arte da comunicação eficaz.

O post Conteúdo não é rei apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.