Mapa de calor mostra locais com mais carros roubados – 26/03/2025 – Cotidiano


Se você planeja ir de carro a locais da zona leste de São Paulo, como Sapopemba, fique atento e procure estacionar em um lugar seguro. O bairro é apontado com forte incidência de roubo e furto de veículos em um mapa de calor que será disponibilizado para consulta pela internet ou aplicativo de celular.

A ferramenta, que será apresentada nesta quarta-feira (26), foi desenvolvida pela Ituran, empresa israelense que atua nos segmentos de rastreamento e telemetria para veículos. Desde o fim do ano, esse mapa de risco está disponível para clientes da companhia, mas agora ele será aberto ao público em geral.

A gradação de cores vai do amarelo ao vermelho vivo —quanto mais rubro, maior a incidência de roubos e furtos de carros e motos naquela na região.

As informações são resultado do cruzamento de estatísticas coletadas pela empresa— a base de dados da Ituran tem 700 mil veículos cadastrados —com números da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a partir de boletins de ocorrência.

A ferramenta é atualizada diariamente e de forma dinâmica para analisar as ocorrências dos últimos 90 dias (aproximadamente 22 mil registros no período)

“Esse é um assunto de interesse público, não apenas dos clientes”, afirma Amit Louzon, CEO da empresa no Brasil, sobre a abertura da consulta para qualquer pessoa.

Segundo ele, o dispositivo busca ajudar na diminuição de roubo e furto de veículos na região metropolitana de São Paulo, pois serve como alerta para as pessoas se precaverem quando vão para regiões com mais possibilidade de ações criminosas.

O projeto, que usa inteligência artificial para mapear a incidência deste tipo de crime, levou um ano e meio para ficar pronto. Por enquanto, está disponível apenas no Brasil, mas a Ituran pretende replicar o modelo em outros países onde atua.

Conforme Louzon, não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro para consultar o mapa, disponível no site e no aplicativo da empresa.

Conforme o executivo israelense, será possível acessar filtros sobre tipo de veículo —automóveis e motocicletas—, se os dados pesquisados são de roubo ou furto e localização.

O sistema consegue reconhecer que um modelo de carro é mais visado em uma determinada região de São Paulo. Ao optar por estacionar na rua nessa área, o proprietário vai receber uma mensagem no smartphone alertando sobre o risco —esse serviço é disponibilizado apenas para clientes.

Os roubos e furtos de veículos registraram queda no ano passado na comparação com 2023 na região metropolitana.

Segundo levantamento da própria Ituran mostrado pela Folha, a partir de dados de boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil, no total geral foram 53.742 queixas em 2024, contra 64.663 no período anterior, com queda de 17% nos anos comparados.

Na cidade de São Paulo foram 34.308 registros em 2024 —a empresa não disponibilizou dados de 2023.

A pesquisa contabilizou carros de passeios e SUVs (utilitários esportivos).

Modelos populares e veículos fora de linha estão entre os preferidos pelos ladrões. O Hyundai HB20 foi o mais levado pelos criminosos no ano passado. O veículo apareceu 2.761 vezes nos boletins de ocorrência analisados. Mesmo assim, o número é 5,4% menor que em 2023 (com 2920). O levantamento não separa as ocorrências de roubos e furtos.

Dos dez modelos mais visados, os oito primeiros colocados são carros populares. Desses, cinco não são mais fabricados.

A preferência dos ladrões por veículos fora de linha, segundo a empresa, é provocada pela demanda de peças no mercado clandestino. Os alvos costumam ser veículos com mais de cinco anos (cerca de 75% das ocorrências) de uso.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.