Daniel e Leandro Vilela avaliam construção de mineradora em Aparecida

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), visitou a Cidade Administrativa Maguito Vilela para uma reunião com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), e com o CEO da mineradora peruana Aclara Palma, José Augusto Palma. O encontro, na última segunda-feira, 24, marcou o retorno do vice-governador ao paço aparecidense.

Na reunião, ocorreu a apresentação oficial da planta-piloto da mineradora, que está sendo construída para testar, de forma sustentável, a extração de terras raras a partir de argilas em Nova Roma, interior de Goiás. O projeto piloto faz parte do empreendimento Carina, da Aclara Resources, que está sendo instalado em Nova Roma com um investimento total de R$ 2,8 bilhões. A expectativa é que a planta definitiva comece a operar em 28 de outubro deste ano.

A planta-piloto está sendo implantada no polo industrial All Park e já tem 70% das obras concluídas. Com 2 mil metros quadrados, a unidade deverá iniciar sua operação entre o final de abril e o início de maio, gerando inicialmente 60 empregos diretos. O projeto será operado por um período de quatro a seis meses, tempo em que serão testadas as etapas do processo produtivo da mineradora até a conclusão da planta definitiva.

Durante o encontro, Daniel ressaltou o impacto positivo da mineradora para Goiás. “A cidade de Nova Roma é uma região que conhecemos bem e que historicamente precisa de investimentos para impulsionar seu desenvolvimento. Esse projeto da Aclara é, além de um grande investimento, altamente moderno e inovador do ponto de vista tecnológico. Ele utiliza um processo sustentável, que não agride o meio ambiente, empregando apenas água para a extração. É um exemplo claro de como é possível gerar desenvolvimento, respeitando a natureza e beneficiando diretamente a população com emprego e renda”, afirmou.

Leia mais: Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe de Estado

Leandro agradeceu a visita do CEO da mineradora e destacou a importância da iniciativa para a cidade. “É uma alegria receber o senhor José Palma em nossa cidade e ver que Aparecida foi escolhida para sediar esse projeto tão importante. A planta-piloto representa uma nova etapa de desenvolvimento, com expectativa de geração de empregos, renda e oportunidades para nossa população. Estamos muito confiantes e otimistas com os resultados que isso trará”, afirmou.

Palma explicou que a planta-piloto tem um papel fundamental na preparação para o projeto principal da empresa. “Nossa tecnologia permite extrair terras raras com altíssimo grau de eficiência e sustentabilidade. A partir desses elementos, conseguimos melhorar significativamente o desempenho de motores elétricos, gerando mais potência com menor consumo. Isso possibilita, por exemplo, a redução do tamanho e do peso das baterias. É uma revolução para a indústria da mobilidade elétrica e para a transição energética como um todo”, destacou o CEO da mineradora peruana.

O projeto é uma das primeiras medidas que marcam a relação entre a gestão aparecidense e o governo estadual. Eleito a partir do endosso da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), a aliança da prefeitura comandada por Vilela com o governo estadual, que em breve deve ser comandado pelo primo Daniel, é o caminho natural. (Especial para O Hoje)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.