Julgamento de Bolsonaro joga em Lula pressão por medidas populares – 26/03/2025 – Adriana Fernandes


A decisão do Supremo Tribunal Federal de tornar réus Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de integrarem o núcleo da trama golpista acirra a polarização, reforça a busca de união dos partidos de direita em torno de uma candidatura do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos SP) ao Planalto e joga mais pressão do presidente Lula na agenda de medidas para aumentar a sua popularidade.

Lula queria fechar o apoio neste ano, mas o julgamento de Bolsonaro deixa ainda mais distante essa movimentação política. Terá de limitar o apoio à governabilidade no Congresso em 2025, o que já será uma vitória.

A seu favor, está a construção de uma pauta econômica que não deverá encontrar resistências, como a desoneração do Imposto de Renda e o novo consignado privado para trabalhadores com carteira assinada, que, a despeito das críticas e dificuldades de operação, nos primeiros dias já demandou mais de R$ 50 bilhões em pedidos.

Por ora, a tendência é o Congresso se associar às conquistas das medidas populares, mas sem dar de bandeja a taxação dos milionários do jeito que o governo enviou o projeto. Também não há nada na agenda econômica com urgência para aprovar nem algo que seja encrenca para a direita.

Se as medidas pavimentarem um ambiente favorável, as chances do presidente crescem, apesar do cenário em que o mercado financeiro não quer Lula nem Bolsonaro e aposta alto em Tarcísio para 2026.

Os anúncios recentes consolidaram a estratégia de sustentação do PIB via crédito. Vêm mais por aí com foco nos pequenos empreendedores, público que pesquisas do Planalto indicaram ter resistência ao governo, além do agro, militares e evangélicos.

O ministro Márcio França (Empreendedorismo) já antecipou que vai caçar os MEIs (microempreendedores individuais) usando canal direto pelo WhatsApp.

Faz parte da política buscar medidas para se tornar viável nas eleições, mas é preciso cuidar para não entrar na rota da irresponsabilidade como ocorreu em 2022 com Bolsonaro.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.