Ataque com explosivos de guerrilheiros deixa 19 feridos na Colômbia


Cauca é um dos principais redutos do Estado-Maior Central (EMC), a principal dissidência das antigas Farc.

Quatro vítimas sofreram ferimentos graves e foram levadas para um hospital da cidade vizinha de Popayán, segundo o governador do departamento, Octavio Guzmán.

Uma câmera de segurança captou o momento da explosão durante a passagens de um policial, que deixou várias pessoas deitadas no chão. A explosão ocasionou danos em locais comerciais vizinhos à delegacia, segundo vídeos que circularam nas redes sociais.

“Vimos chamas, pessoas, o caos”, contou à AFP a comandante do corpo de bombeiros de Piendamó, Lina Márquez, que atendeu os feridos e enfrentou o incêndio causado pela explosão.

O ministro Sánchez classificou o ataque como ato de “terrorismo” e garantiu que se insere no contexto do 17º aniversário da morte do histórico comandante das Farc, Pedro Antonio Marín, mais conhecido como Manuel Marulanda Vélez ou “Tirofijo”.

Até o ano passado, o EMC mantinha diálogos de paz com o governo Petro, mas se dividiu em duas facções quando sua liderança principal, conhecido pelo codinome Iván Mordisco, se afastou do processo e intensificou sua ofensiva contra o Estado.





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.