Bolsonaro réu: imprensa internacional destaca gravidade do caso

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por um suposto plano de golpe de Estado ganhou ampla repercussão na imprensa internacional. O julgamento, realizado pela Primeira Turma da Corte, foi unânime e incluiu Bolsonaro e outros sete denunciados no caso.Nos Estados Unidos, a CNN Internacional destacou a notícia na capa, enquanto o The New York Times e o The Washington Post analisaram o impacto da decisão. O NYT ressaltou que o julgamento representa “um esforço significativo para responsabilizar o Sr. Bolsonaro pelas acusações de que ele tentou efetivamente desmantelar a democracia brasileira ao orquestrar um amplo plano para dar um golpe”.CONTEÚDO RELACIONADOSTF torna Bolsonaro réu em caso de tentativa de golpe de estadoAtentado à democracia: Bolsonaro responde a quantos crimes? EntendaApós virar réu, quando Bolsonaro pode ser preso? Veja próximos passosO jornal americano também traçou um paralelo entre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 no Brasil e a invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. “Depois que o Sr. Bolsonaro perdeu, ele e seus aliados encorajaram manifestantes de direita a acampar em frente a quartéis militares por todo o país, exigindo que o exército anulasse os resultados”, afirmou o veículo. “Uma semana depois que o Sr. Lula assumiu o cargo, muitos desses manifestantes invadiram os corredores do poder do Brasil em um episódio que ecoou o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio por apoiadores do presidente Trump.”

Quer mais notícias de política? Acesse o canal do DOL no WhatsApp. Além disso, o NYT relembrou a relação próxima entre Bolsonaro e Donald Trump, citando o caso do deputado Eduardo Bolsonaro, que teria cogitado pedir asilo político aos EUA. O jornal destacou ainda a ação judicial movida pela empresa de mídia de Trump contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, alegando censura a vozes da direita nas redes sociais.EUROPA E AMÉRICA LATINA REPERCUTEM CASOA repercussão também foi grande na Europa. O francês Le Monde, a britânica BBC e o espanhol El País noticiaram a decisão do STF, enfatizando que, embora não seja raro ex-presidentes responderem a processos no Brasil, este é um caso inédito por envolver a acusação de tentativa de golpe. “Não é incomum que um ex-presidente seja acusado ou julgado criminalmente no Brasil; o que é inédito é que ele será levado a julgamento por um golpe”, afirmou o El País.

Além da imprensa europeia e americana, veículos da América Latina, como o argentino Clarín e o peruano El Comercio, bem como a rede Al Jazeera, do Oriente Médio, também repercutiram a decisão do STF.

Com o recebimento da denúncia, Bolsonaro e os demais envolvidos agora são oficialmente réus e responderão ao processo no Supremo Tribunal Federal. Os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram a favor da medida, que pode levar à condenação ou absolvição dos acusados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.