Trump ameaça novas tarifas contra União Europeia e Canadá

Nesta quinta-feira (27), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede Truth Social para ameaçar impor tarifas ainda maiores contra a União Europeia e o Canadá. “Se a União Europeia trabalhar com o Canadá para prejudicar os EUA, tarifas muito maiores serão impostas para proteger o melhor amigo que esses países já tiveram”, escreveu Trump.

As tensões entre os EUA e o Canadá têm aumentado, especialmente depois que Trump sugeriu, diversas vezes, a ideia de anexar o país vizinho. Em resposta, Doug Ford, primeiro-ministro de Ontário, anunciou uma sobretaxa de 25% sobre a exportação de eletricidade para três estados norte-americanos: Nova York, Minnesota e Michigan. O governo canadense também ameaça aplicar tarifas de 25% sobre US$ 30 bilhões em importações dos EUA.

A relação com a União Europeia também é tensa. O bloco ameaça impor uma taxa de 50% sobre o uísque norte-americano como resposta às tarifas que os EUA aplicaram ao aço e alumínio de diversos países, incluindo Canadá, México, China, Brasil e os próprios europeus.

Retaliação adiada

Apesar das ameaças, a União Europeia anunciou no dia 20 de março que adiará para abril sua resposta às tarifas dos EUA sobre aço e alumínio. Segundo Olof Gill, porta-voz da Comissão Europeia, o objetivo é analisar a nova lista de tarifas que os EUA anunciarão em 2 de abril antes de decidir quais produtos norte-americanos serão taxados.

“Queremos encontrar um equilíbrio, levando em conta os interesses de produtores, exportadores e consumidores da UE. Só então poderemos discutir possíveis negociações”, afirmou Gill.

O cenário comercial segue incerto, e os desdobramentos dessa guerra tarifária podem afetar vários setores econômicos em ambos os lados.

Leia mais: Ataque de Israel à Faixa de Gaza deixa mais de 400 mortos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.