Quem é o ‘tromPetista’, músico que tocou marcha fúnebre para Bolsonaro


Trompetista tocou para Bolsonaro em outras ocasiões. Em 2018, Duarte tocou o jingle “Lula Lá” em frente ao Centro Cultural do Banco do Brasil, onde a equipe de transição de Jair Bolsonaro trabalhava. Em uma visita de Bolsonaro ao STF (Supremo Tribunal Federal), o trompetista acompanhou a entrada do então presidente ao som de “Bella Ciao”, o hino antifascista italiano. Em 2021, o trompetista foi preso ao tentar se manifestar durante o desfile de tanques com a presença de Bolsonaro.

À esquerda, o "TromPetista" subindo a rampa do Planalto (no meio, com o trompete). À direita, cumprimentando Lula
À esquerda, o “TromPetista” subindo a rampa do Planalto (no meio, com o trompete). À direita, cumprimentando Lula Imagem: Reprodução/Instagram/@trom_petista13

Nas últimas eleições, Duarte viralizou nas redes sociais ao participar de atos de apoiadores tocando o jingle “Lula Lá”. O “tromPetista” participou, ainda, da posse de Lula no início de 2023. Vestindo camiseta e boné vermelhos e com o trompete em mãos, Duarte acompanhou de perto a subida de Lula em direção ao Palácio do Planalto. O próprio Duarte subiu a rampa e foi cumprimentado por Lula enquanto o presidente desfilava em seu veículo oficial.

Nas eleições de 2022, Duarte foi candidato a deputado distrital pelo PT. Com o nome Fabiano Trompetista nas urnas, ele recebeu 4.460 votos, 0,27% dos votos válidos, e não foi eleito, ficando como suplente na Câmara.

O que aconteceu

Ontem, ao ouvir a marcha fúnebre tocada por Duarte, Bolsonaro riu. “Ele [Bolsonaro] riu porque está com medo do que vai acontecer com ele. Então tem que disfarçar o desespero rindo”, declarou Duarte a jornalistas no local em que estava tocando seu trompete. Segundo Duarte, a escolha da música não foi à toa. “É a marcha fúnebre porque a história política dele com certeza vai acabar.”





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.