Clubes Goianos se preparam para estrear nas divisões do Brasileirão

Os clubes Goianos estão em contagem regressiva para o início dos Campeonatos Nacionais de Futebol. Este ano Goiás não está sendo representado por nenhum clube do estado na Série A, que é a elite do futebol Brasileiro. Na última temporada o Atlético Goianiense disputou suas partidas na primeira divisão, mas ao fim da 38° rodada, o Rubro-Negro estava na 19° colocação com 30 pontos. O Dragão não conseguiu ser efetivo e emplacar um bom desempenho em seus jogos e somou apenas sete vitórias, nove empates e 22 derrotas, com o saldo de 29 gols marcados e 58 gols sofridos, sendo a segunda equipe que mais tomou gols na Série A em 2024.

Por outro lado, o Goiás quase conseguiu o acesso. Terminando o campeonato na 6° colocação, o Esmeraldino ficou a um ponto do Ceará, quarto colocado que subiu de divisão. No total o Vozão computou 64 pontos, enquanto o Goiás alcançou 63. Nas trinta e oito rodadas o Goiás venceu 18 jogos, empatou 9 e perdeu 11. Marcando 56 gols e sofrendo 32, o Goiás teve o segundo maior saldo da temporada na Série B, com 24 gols, atrás apenas do Santos, o Alvinegro-Praiano e campeão da competição teve o saldo de 25 gols. 

Série B

A Segunda Divisão do Futebol Brasileiro terá três representantes do estado brigando pelo acesso à Série A: Goiás, Atlético Goianiense e Vila Nova. O Colorado Goiano tem a possibilidade de iniciar o Brasileirão após a conquista do título estadual, mas para isso precisa reverter o placar contra o Anápolis, domingo, no Estádio Serra Dourada. No primeiro jogo, apesar de ter jogado mais da metade da partida com um homem a mais dentro de campo, perdeu pelo placar de 2×0, o Anápolis marcou ambos os gols nos acréscimos do segundo tempo.

No Nacional, o Vila Nova terminou a temporada de 2024 na 9° colocação. O Tigre da Vila Famosa venceu 16 partidas, empatou 7 e perdeu 15. No total a equipe marcou 42 gols mas levou 54 e terminou a temporada com 12 gols negativos. Em 2023, o Colorado viu o acesso escorrer entre seus dedos, na  trigésima oitava rodada, o clube dependia apenas de si para alcançar o tão sonhado objetivo que seria inédito, já que na era dos pontos corridos, o Vila Nova nunca chegou à Série A. No confronto contra o ABC, que era o lanterna do campeonato, o Vila perdeu por pelo placar de 3×2.

Em 2025, a estreia do Vila Nova na Série B será contra o Coritiba,sábado, 5 de abril, no Estádio Couto Pereira, às 16h. O primeiro Clássico que o Colorado disputará  diante de sua torcida será na 14° rodada  contra o Atlético Goianiense, a partida está prevista para acontecer no dia 27 de junho, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), que no atual momento está com o gramado em reforma. 

Já o Goiás Esporte Clube estreia no Brasileiro em casa no dia 4 de abril contra o Amazonas, a previsão é de que a partida comece às 19h no Estádio Hailé Pinheiro. O Esmeraldino disputa seu primeiro clássico em casa logo na terceira rodada, que está marcada para acontecer no dia 17 de abril, contra o Vila Nova.

O atual momento do Goiás é relativamente complexo, o clube foi eliminado do Goianão na semifinal, mas conseguiu se classificar para a final da Copa Verde, após bater o Brasiliense, na final o Esmeraldino enfrenta o Paysandu. Nesta semana, Jair Ventura que estava a frente do Verdão foi demitido e o clube anunciou a contratação de Vagner Mancini. Em sua apresentação, Mancini ressaltou que o momento no Goiás é de reconstrução, e pediu o apoio da torcida e afirmou que  o clube vai brigar forte esse ano.

A estreia do Atlético Goianiense será no Estádio Antônio Accioly no dia 7 de abril, às 19h, contra o Athletic. O primeiro clássico do Dragão no Accioly será na décima rodada, contra o Goiás, a partida está prevista para o dia 30 de maio.

O início de ano do Rubro-Negro também foi complicado, isso porque o clube foi eliminado do Goianão na semifinal. Nos últimos três anos o Atlético levantou a taça do título estadual, a expectativa para o tetra era grande mas o Anápolis interrompeu a trajetória da equipe na competição. Além de ter sido eliminado no Goianão, o Atlético Goianiense também foi eliminado da Copa do Brasil  nos pênaltis.

Série C

Na Série C, o único representante é o Anápolis, que subiu de divisão sendo vice-campeão da Série D em 2024. O atual momento do Galo da Comarca é bom, o clube que é finalista do Goianão pode voltar a gritar ‘É campeão’ após 60 anos. Essa é a terceira vez que o Anápolis encontra o Vila Nova em uma final de Goianão, um fato curioso, é que todas as finais ocorreram em um intervalo de 30 anos: A primeira foi em 1965, e o Anápolis foi campeão. A segunda foi em 1995, com o Vila Nova erguendo a taça. Agora, 30 anos depois, o Anápolis vai para o jogo da volta com um placar agregado de 2×0 a seu favor, e pode jogar pelo empate ou até perder por um gol de diferença.

Independente do resultado do segundo jogo, o Anápolis já garantiu o título de Campeão do Interior. Além disso, o Tricolor da Boa Vista está classificado para a Copa do Brasil de 2026. A estreia do Galo da Comarca na série D será contra o CSA, dia 12 de abril, no Estádio Rei Pelé. Na partida seguinte, o Anápolis que não fará nenhum clássico na Série C, faz a sua ‘estreia’ diante de sua torcida no Jonas Duarte contra o Ituano. 

Série D

A Série D, que é dividida em oito grupos, possui quatro equipes do estado de Goiás. Três dessas equipes estão no  Grupo E: São elas a Aparecidense, o Goiânia e o Goianésia. A quarta equipe é o Goiatuba, classificada no Grupo G.

A Aparecidense que ficou na 10° colocação no Campeonato Goiano, estreia contra o Capital no Estádio JK Paranoá. O primeiro clássico que a Cidinha vai disputar diante de sua torcida será contra o Goiânia na quinta rodada, no Estádio Anníbal Batista Toledo.

O Goianésia fará sua estreia no Estádio Valdeir José de Oliveira contra o Ceilândia, o primeiro clássico diante de sua torcida será no dia 26 de abril, contra a Aparecidense em partida válida pela terceira rodada. A estreia do Goiânia será no dia 12 de abril contra o Luverdense, seu primeiro clássico em casa será contra o Goianésia no Estádio Olímpico. A estreia do Goiatuba também será no dia 12 de abril, contra a Inter de Limeira no Estádio Divino Garcia Rosa.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.