Com o crescimento dos jogos online ou e-sports no Brasil, os jogadores profissionais que mais se destacaram no ramo conseguiram acumular uma fortuna de seis dígitos ou mais, estima-se que este é um marco alcançado por médicos cirurgiões e maior do que cantores em ascensão, como J Eskine e Mc Tuto que tiveram músicas viralizadas.
Um levantamento da empresa de inteligência Brasil Apostas mostra que entre os profissionais de e-sports mais conhecidos como FalleN, Coldzera, Fer e Taco a fortuna acumulada já passa os sete dígitos, ou seja, o primeiro milhão. Eles ganham dinheiro tanto pela base de fãs — que em alguns casos já furou a bolha do Brasil e expandiu para o cenário internacional — participando de torneios milionários e sendo patrocinados por grandes marcas.
As competições que estes atletas “digitais” participam são de alto nível em jogos como Counter-Strike: Global Offensive, conhecido como CS:GO, Dota 2 e Free Fire. A fortuna de mais de um milhão ainda não é feita em um dia, mas alcança a de outras profissões como médicos cirurgiões.
A receita de médicos e cirurgiões, especialmente nas especialidades mais lucrativas, como cirurgia plástica, ortopedia e neurocirurgia, pode chegar a um milhão de dólares. Segundo os relatórios anuais de salário e ganhos em diferentes especialidades médicas, feito pelo Medscape, cirurgiões de alta especialização podem alcançar facilmente salários anuais elevados, que somados ao valor de sua prática privada podem ultrapassar 1 milhão de dólares ao longo de sua carreira.
Já nos e-sports, há provas de que alcançar o primeiro milhão de dólares pode acontecer, não uma, nem duas, mas quatro vezes. Segundo o levantamento da Brasil Apostas, atualmente, o jogador mais bem pago é o FalleN, codinome de Gabriel Toledo, que começou sua carreira em 2005, pioneiro como jogador profissional online. Ele tem um total de ganhos ao longo da vida de $1.253.665,79, sem contar com os ganhos da base de fãs que chegam a $3.840.015,00.
Coldzera, o Marcelo David, considerado um dos melhores jogadores de CS:GO da história, tem $1.063.867,75 de fortuna acumulada. Já o Fer ou Fernando Alvarenga, um jogador agressivo e talentoso que fez parte da formação vitoriosa ao lado de FalleN e Coldzera, acumulou $1.078.891,52 e o Taco, apelido de Epitácio de Melo, famoso por sua versatilidade e papel de suporte nas equipes, têm acumulado $1.096.161,48, segundo o levantamento.
E quando comparamos cantores que viralizaram com músicas com mais de 318 milhões de visualizações em poucos meses, a fortuna dos gamers sobressai exponencialmente.
Um exemplo é o cantor que mais bombou no Carnaval 2025, o J Eskine, que lançou três hits que foram o topo das paradas em aplicativos de música e dança: “Mãe Solteira”, “Resenha do Arrocha” e “Resenha do ex love”. Ao analisar o sucesso das músicas, as colaborações e a visibilidade crescente no mercado musical, estima-se que a fortuna do cantor que viralizou nacionalmente há cerca de cinco meses atrás seja em torno de R$ 500.000 a R$ 1.000.000.
Outros cantores em ascensão que também ultrapassaram a marca do milhão foram Mc Tuto, cantor de funk que cantou a música “Barbie” e participou do “The Box Medley Funk 2”. Estima-se que a fortuna do cantor, baseada na mesma análise, é de R$ 1.800.000 a R$ 2.700.000. O Mc Ryan, que ficou viral com a música “Tubarão, te amo”, tem uma fortuna que estima-se estar entre R$ 1.000.000 e R$ 3.000.000. Mc Menor JP, que viralizou com a música “Menina de Vermelho”, aos 16 anos, estima-se ter entre R$ 200.000 a R$ 500.000.
Jogadores profissionais de e-sports | Cantores em ascensão | ||
FalleN (Gabriel Toledo) | $ 1.253.665,79 | J Eskine | R$ 500.000 a R$ 1.000.000 |
Coldzera (Marcelo David) | $ 1.063.867,75 | Mc Tuto | R$ 1.800.000 a R$ 2.700.000 |
Fer (Fernando Alvarenga) | $ 1.078.891,52 | Mc Ryan | R$ 1.000.000 e R$ 3.000.000 |
TACO (Epitácio de Melo) | $ 1.096.161,48 | Mc Menor JP | R$ 200.000 a R$ 500.000 |
Histórico da profissionalização dos gamers de e-sports
Nos primeiros anos do século XXI, o Brasil já começava a ter uma cena competitiva no mundo dos jogos eletrônicos, como com o Counter-Strike e o Warcraft III que eram os destaques em torneios locais, mas o cenário competitivo ainda era amador, com poucos prêmios em dinheiro e sem uma estrutura sólida de organização.
No começo da década de 2010, o cenário dos e-sports no Brasil se fortaleceu com o aumento do público e a criação de torneios maiores e mais organizados. O surgimento de plataformas como Twitch e YouTube Gaming também ajudou a criar uma cultura de streaming, onde os gamers começaram a monetizar sua habilidade de jogar ao vivo e interagir com as audiências.
A profissionalização foi consolidada com o aumento de patrocínios e o fortalecimento das organizações de e-sports no Brasil. Grandes empresas começaram a perceber o potencial de lucratividade no setor e começaram a investir em equipes, ligas e eventos.
Torneios como o CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), Gamers Club (plataforma de torneios online), e outras competições começaram a oferecer prêmios em dinheiro elevados, com algumas competições internacionais oferecendo valores milionários.
A partir de 2020, os gamers profissionais brasileiros começaram a receber ainda mais reconhecimento internacional, com destaque para equipes brasileiras conquistando vitórias em grandes competições globais, como o CBLOL e o Rainbow Six Siege.
Empresas brasileiras e internacionais começaram a perceber a viabilidade econômica de e-sports, com investimentos em eventos e times. As grandes marcas começaram a se associar ao universo gamer e investir no patrocínio de equipes e torneios de e-sports.
Twitch, YouTube Gaming, e Facebook Gaming desempenharam um papel fundamental na monetização e na construção de uma carreira sustentável para jogadores profissionais, permitindo que gamers se tornassem influenciadores e gerassem receitas adicionais com conteúdo.
Autora:
Débora Oliveira
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