Diarreia bacteriana é um problema crescente para a saúde e o bem-estar de cães e gatos

Vulnerabilidades no sistema imunológico e condições de risco abrem portas para microrganismos nocivos aos pets

O sistema gastrointestinal de cães e gatos abriga uma variedade de bactérias benignas que desempenham funções essenciais para a saúde, como digestão e absorção de nutrientes, produção de vitaminas e neurotransmissores, além da defesa contra microrganismos prejudiciais e a eliminação de resíduos que o corpo não utiliza. Entretanto, esse equilíbrio pode ser comprometido por bactérias patogênicas, responsáveis pelas diarreias que prejudicam o bem-estar dos animais.

“As infecções bacterianas aproveitam-se de condições desfavoráveis, como más condições de higiene, sistema imunológico enfraquecido, dieta inadequada, ingestão de água ou alimentos contaminados, intolerâncias ou alergias alimentares, estresse, doenças inflamatórias preexistentes e o contato com fezes infectadas”, explica Patricia Guimarães, médica-veterinária e Coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.

Fezes com consistência pastosa ou mais aquosa, presença de muco brilhante, presença de estrias de sangue ou sangue fresco, desconforto abdominal, esforço excessivo para evacuar, aumento da frequência das defecações, aumento anormal de flatulência, vômitos, desidratação, perda do apetite e apatia são alguns dos sinais clínicos comuns em quadros de diarreia bacteriana. A febre também pode estar presente como sintoma adicional e em quadros muito graves, pode levar o animal à morte.

“Se o seu pet apresentar esses sintomas, leve-o imediatamente em consulta clínica para que se investigue os sintomas. Alguns exames complementares como exame de sangue, ultrassonografia abdominal e exame de fezes são os métodos mais utilizados para diagnosticar as possíveis causas das diarreias em cães e gatos. Exames de fezes específicos permitem a identificação de bactérias patogênicas ou parasitas presentes nas fezes, além de avaliar a função digestiva do animal. Para isso, é fundamental que o tutor leve seu pet ao médico-veterinário para garantir o diagnóstico e tratamento adequados. Alguns exemplos de como prevenir quadros de diarreia incluem práticas adequadas de higiene, alimentação de qualidade, controle de parasitas e estar atualizado com o protocolo anual de vacinas”, ressalta Patricia.

Diante dos desafios impostos pelas infecções causadas por bactérias resistentes a antibióticos, a Vetoquinol oferece Clavaseptin® P, antimicrobiano seguro e eficaz no combate de diversas enfermidades bacterianas. Composto por amoxicilina e ácido clavulânico, o medicamento conta com a sinergia entre os dois ativos para combater as principais bactérias produtoras de beta-lactamase, uma enzima que causa resistência e diminui a efetividade do tratamento em situações de infecções.

Clavaseptin® P é indicado para cães e gatos de todas as idades no tratamento de diversas enfermidades bacterianas e conta com o selo “Easy to Give“, concedido pela International Society of Feline Medicine (ISFM), destacando o produto por sua alta palatabilidade e praticidade de administração, restaurando o bem-estar dos pets de forma segura e tranquila.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2023, o faturamento global foi de € 529 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

Autor:

Irvin Dias

O post Diarreia bacteriana é um problema crescente para a saúde e o bem-estar de cães e gatos apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.