Eclipse parcial do Sol: assista ao fenômeno deste sábado (29)


O eclipse parcial do Sol que ocorre na manhã deste sábado (29) pode não ser visível do Brasil, mas há outras maneiras de assistir ao fenômeno astronômico.

O portal Time and Date vai transmitir o eclipse ao vivo em seu canal do YouTube, a partir das 6h30 (horário de Brasília). Assista ao vídeo acima.

Um eclipse solar parcial ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e nosso planeta, cobrindo uma parte do astro com sua sombra, que fica parecendo uma “mordida” no Sol.

Visível em diferentes partes do mundo, incluindo América do Norte, Europa, África, norte da Ásia e algumas áreas da América do Sul, o eclipse parcial do Sol dificilmente será visto do Brasil. Uma pequena área de nosso país está dentro do mapa de visibilidade: parte do território norte do Amapá. No entanto, mesmo por lá, a porcentagem de raios de Sol que serão bloqueados pela sombra da Lua será muito pequena.

O norte do estado está em uma área na qual apenas 0,14% dos raios solares serão obscurecidos pelo nosso satélite – uma “mordida” tão pequena que pode ser difícil notar o fenômeno acontecendo no céu.

Fases de um eclipse parcial do Sol

  • Início: quando a Lua começa a se mover sobre o disco solar.
  • Máximo: o eclipse atinge sua magnitude máxima, ou seja, a “mordida” no Sol é maior que em qualquer outro momento do eclipse.
  • Fim: a Lua segue seu caminho e deixa de cobrir o Sol.

Neste sábado, o eclipse deve ter início poucos após às 6h da manhã, atingirá seu máximo às 7h59 e terminará às 9h34 (horário de Brasília).

Nasa desenvolve nova técnica de mapear rotas de eclipses; entenda



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.