São Paulo
Dona do título de Miss Universo Jamaica 2024, a jovem Rachel Silvera, 25, viralizou. Isso porque tem circulado nas redes sociais um vídeo em que ela dá uma resposta contundente a uma pergunta machista. O trecho é um dos momentos finais do seu concurso nacional, que aconteceu em julho do ano passado, em um teatro de um hotel em Kingston, capital jamaicana.
“Quais qualidades os homens mais gostam nas mulheres?”, perguntou a apresentadora do concurso, demonstrando um certo desconforto ao ler a ficha em suas mãos. Após a plateia explodir em risadas, Rachel se mostrou surpresa, mas não se intimidou com a indagação, considerada inadequada e sexista.
Com segurança e elegância, ela iniciou sua resposta dizendo que “como uma mulher progressista, considera muito importante focar em quem somos autenticamente, no que podemos oferecer ao mundo e em quais impactos podemos causar no mundo.”
Na sequência, ela enfatiza que o mais importante é entender “como podemos capacitar e inspirar as pessoas, ao invés do querer saber o que os homens mais gostam em mulheres”.
Em suma, Rachel valoriza com sua resposta que as qualidades mais importantes em uma mulher são a autoestima, independência e a capacidade de ser autêntica e respeitosa consigo mesma. E não serem vistas apenas através do olhar dos outros, especialmente dos homens, e que devem ser valorizadas por sua própria identidade e conquistas. O resultado não podia ser outro: ela venceu o título.
Entre outras postagens mundo afora, um exemplo é que o vídeo do momento, postado no Instagram pelo perfil brasileiro ” ” em 18 de março, já acumula quase 3 milhões de visualizações, além de mais de dois mil comentários com elogios de internautas e defensores dos direitos das mulheres.
Natural de Windsor Castle, em Saint Mary Parish, no noroeste na Jamaica, Rachel é estudante universitária de farmácia e empreendedora. Na ocasião, ela disputou o título de Miss Jamaica com outras 32 candidatas do país. Ela também é conhecida por seu trabalho com sustentabilidade ambiental e saúde mental, mostrando ser muito mais do que apenas uma candidata de concurso de beleza.
Esta foi a segunda vez em que ela participou da competição nacional, já que em 2022 ficou em segundo lugar. No Miss Universo 2024, que aconteceu em novembro passado na Cidade do México, ela não passou do primeiro corte de 30 semifinalistas. Confira abaixo a resposta na íntegra.