Cattu apresenta coleção Wazay’zar na Expo Óptica 2025

Marca apresentará oito modelos com destaque para as armações Boicorá e Cocar, inspirados na cultura dos povos originários do Maranhão; empresa estará no espaço Ihighlight

A Cattu, empresa independente de armações de óculos com sede em São Luís (MA), vai apresentar na Expo Óptica 2025 a coleção Wazay’zar. Os destaques entre os oito novos modelos são as armações Boicorá e Cocar. “São produtos com uma conexão cultural muito forte com os povos originários”, diz Esdras Negreiros, diretor Executivo da Cattu. A Expo Óptica 2025 é promovida pela Abióptica de 9 a 12 de abril, no Expo Center Norte, e é o maior evento do setor óptico da América Latina.

A coleção Wazay’zar é uma homenagem aos povos que defendem a Amazônia dos seus malfeitores com a inserção de nomes, cores e símbolos ligados à cultura dos povos originários. “Wazay’zar significa numa tradução livre ‘o dono do cocar’, um adjetivo de poder imputado àqueles que se arriscam para defender a floresta”, conclui o executivo.

Os oito novos modelos são divididos em 26 opções de cores. Boicorá é o nome indígena para cobra-coral, um animal que representa poder, beleza e a sabedoria oculta. “Para alguns povos, a cobra coral é um guardião espiritual que protege contra energias negativas e promove a harmonia”, explica Negreiros.

O modelo Cocar é inspirado em um dos símbolos mais marcantes da cultura dos povos ancestrais, os cocares de pena. “Para isso trançamos chapas de acetato de diferentes cores, com uma assimetria que remete à estrutura de um típico cocar dos guajajara”, conta o diretor Executivo.

As armações da Cattu são fabricadas em sua maioria em matéria orgânica de origem vegetal, o acetato de celulose. A lentes solares são uma parceria com a Zeiss Sun Lens, com tecnologia que garante mais durabilidade e proteção contra raios UV. A Cattu estará no Ihighlight que é voltado para design, inovação e extremo luxo.

Sobre a Cattu. A Cattu é uma marca independente de óculos vinculada ao Grupo Negreiros, criada em 2019 em Barra do Corda (MA). A cidade fica na região central do Maranhão, cercada por reservas indígenas do povo Guajajara e Canela.

A empresa opera no mercado B2B e também com venda direta ao consumidor por meio de comércio eletrônico e sua loja física. Cattu vem da palavra k’atu que significa algo bom ou bonito na língua dos povos originários.

Autor:

Fernando Neves

O post Cattu apresenta coleção Wazay’zar na Expo Óptica 2025 apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.