Ato contra anistia reúne 6 mil pessoas em São Paulo

O ato contra a anistia aos presos pelas manifestações antidemocráticas do 8 de janeiro, convocado pelo deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), no último domingo (30), reuniu cerca de 6.600 pessoas na avenida Paulista, em São Paulo. O número estimado é de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). 

Além de Boulos, o ato foi liderado pelos movimentos Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular. A manifestação também contou a presença da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) e do líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ). 

O número de pouco mais de 6 mil pessoas é bem abaixo dos 20 mil esperados pelas lideranças do ato e menor do que os 26 mil apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se reuniram em Copacabana, no Rio de Janeiro, no último dia 16 de março. 

Leia mais: STF nega recurso de Bolsonaro após condenação do TSE

A contagem do público aconteceu às 15h15, no maior pico da manifestação. Fotos aéreas analisadas com um software de inteligência artificial contribuíram na contagem de manifestantes. Os pesquisadores afirmam que o método possui uma precisão de 72,9% e uma acurácia de 69,5% na identificação de pessoas. Ademais, 12% é o erro absoluto médio na contagem. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.