Câmara, OAB e FAMA discutem causa animal e projeto de abrigo temporário para cães

Na tarde desta segunda-feira, 31, a Câmara de Vereadores de Araranguá sediou uma reunião de grande importância sobre a causa animal, com a participação de representantes da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Araranguá, e da FAMA (Fundação do Meio Ambiente). O principal tema abordado foi a criação de um abrigo temporário para cães abandonados no município.

Durante o encontro, a Diretoria da OAB entregou à Comissão de Estudos à Causa Animal, presidida pelo vereador Jorge Ghiraldo, o projeto que propõe a implantação de um abrigo no Presídio de Araranguá, destinado ao acolhimento temporário de cães abandonados. A reunião contou também com a presença do vice-presidente Nelson Soares, do membro Márcio Mano, do presidente Paulinho Souza, e dos vereadores Douglas Michels, Samuel Jesuíno e Neno Fontoura, além do assessor jurídico Gustavo Garcia.

Representaram a OAB na reunião o presidente Rafael Vicente Roglio de Oliveira, a vice-presidente Larissa Maira Costa Von Mühlen, a conselheira estadual Paula Boeira Mendes e a tesoureira Aline de Stefani da Silva Machado. Estiveram presentes também o diretor superintendente da FAMA, Maureci Rodrigues, e o procurador da FAMA, Carlos Soares.

Colaboração entre OAB e Câmara

O presidente da Comissão, vereador Jorge Ghiraldo, destacou a importância do encontro. “A vinda da OAB foi em um momento oportuno. Eles farão a intermediação entre a Comissão e os órgãos do sistema prisional, o Ministério Público e o Poder Judiciário. Com esse projeto, os apenados poderão prestar serviço de relevância à causa animal, como a criação de um centro de passagem para os animais. Nosso objetivo é garantir o bem-estar dos animais e da população. A colaboração entre todas essas entidades é fundamental, e ao final, pretendemos criar um projeto de lei que contemple todos os aspectos dessa iniciativa. O Poder Executivo está empenhado e, quem sabe, podemos servir de modelo para outras cidades do Estado”, afirmou.

Exemplo de Itajaí

O projeto implementado na Penitenciária de Itajaí, que visa à ressocialização de detentos por meio do cuidado de cães abandonados e maltratados, foi citado como referência. No projeto de Itajaí, os apenados constroem o canil e desempenham funções no cuidado e tratamento dos animais.

A Câmara de Vereadores reafirmou seu compromisso em continuar discutindo e promovendo projetos voltados à causa animal, buscando sempre soluções que atendam às necessidades da população e dos animais. A próxima sessão ordinária, que contará com a presença da Secretária de Saúde do Município, Daiane Biff, será mais uma oportunidade para o avanço dessas discussões e iniciativas.

The post Câmara, OAB e FAMA discutem causa animal e projeto de abrigo temporário para cães appeared first on Portal Amorim.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.