Juiz suspende plano de Trump de revogar status de proteção de venezuelanos


Eliminar o TPS “ameaça infligir um dano irreparável a centenas de milhares de pessoas (…) custar aos Estados Unidos bilhões em atividade econômica e prejudicar a saúde e segurança públicas”, resumiu o juiz Edward Chen em sua decisão, emitida em San Francisco.

O TPS protege contra a deportação e confere o direito ao trabalho aos migrantes. A medida é concedida a estrangeiros que não podem retornar com segurança a seus países por motivos de guerra, desastre natural ou outra condição “extraordinária”.

O status de proteção foi amplamente concedido aos venezuelanos durante o mandato do democrata Joe Biden. “Saúdo a decisão do juiz que bloqueou a decisão de tirar o TPS de venezuelanos e venezuelanas que migraram por razões econômicas e que trabalham decentemente nos Estados Unidos”, disse Maduro, que atribui a onda migratória às sanções americanas.

Trump tentou revogar a proteção poucos dias após seu retorno à Casa Branca, em janeiro, e fez campanha sob o argumento de que os Estados Unidos são vítimas de uma “invasão” de migrantes, especialmente os venezuelanos, “criminosos”.

No entanto, a oposição venezuelana pediu uma “política integral migratória a favor” dos venezuelanos.

“A imigração venezuelana, em sua imensa maioria, é consequência da crise humanitária complexa”, disse no X a coalizão opositora Plataforma Unitária Democrática (PUD).





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.